VOCÊ EM FOCO

Canal Profisisonal - Rede São Paulo Saudável

Longevidade e Envelhecimento Saudável

Colaborador: Anderson Peixoto

A Longevidade e Envelhecimento Saudável foram tema do programa Você em Foco exibido no dia 7 de março, que contou com a participação de Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil.

De acordo com o profissional, existem quatro premissas básicas para se chegar à velhice em boas condições de saúde. A primeira delas parte das escolhas feitas no presente, como atividades físicas e o cuidado do próprio corpo; O segundo ponto é o financeiro, que vem através de um planejamento em longo prazo, já que muitas vezes a aposentadoria somente é insuficiente; Seguindo a lista, o próximo passo é o constante aprendizado, por meio de especializações, que também devem auxiliar na questão financeira, já que garantem melhor emprego; Por fim, o última premissa é o investimento em interação social, criando laços pessoais de modo que evite a solidão em um futuro, que provavelmente exija ajuda de companheiros.

Kalache pontuou também que a aposentadoria precoce nem sempre é a melhor opção, tendo em vista que, justamente tal falta de economias pode prejudicar o indivíduo aposentado, que muitas vezes tem um aumento no seu custo de vida. Outro fator citado foi que o cidadão aposentado precocemente geralmente poderia contribuir à sociedade por mais algum período, o que afeta a situação econômica do país.

Por fim, o profissional alerta quanto ao aumento do número de idosos, que provém do crescimento do país como um todo. Tal fenômeno já ocorreu em diversos países, como o Japão e diversos outros do oriente. Hoje, o Brasil conta com cerca de 30% de idosos, e de acordo com Kalache, é essencial um planejamento por parte dos governantes para que esses idosos tenham boas condições de vida, sem que a estrutura do país seja prejudicada. “É um processo contínuo, não é esperar alguém chegar aos 60 anos e decidir o que vai fazer”, concluiu.      

    Assista ao programa na íntegra aqui

 Programas anteriores