Entenda como um animal silvestre é tratado na Divisão de Fauna

Departamennto foi criado com o intuito de cuidar dos animais pertencentes aos parques e desenvolver ações de proteção e conservação da fauna silvestre da cidade



A Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), localiza-se em dois parques do município, o Anhanguera e o Ibirapuera, e é responsável pelo atendimento à fauna silvestre da cidade. 

Quando resgatados, os animais  são levados à Divisão para receberem o tratamento adequado dos técnicos. Para você entender mais sobre esse procedimento, fizemos um passo a passo do processo desde o resgate do animal até a sua soltura. Confira:

1 | Os animais chegam à Divisão de Fauna de diferentes formas: podem ser trazidos por munícipes, pelos bombeiros ou pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), por exemplo. Quando entregues no Parque Ibirapuera, são encaminhados ao Parque Anhanguera, onde está Centro de manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs).

2 | No CeMaCAS os animais recebem atendimento clínico veterinário especializado, realizam exames laboratoriais e permanecem internados na clínica até a obtenção da alta.

3 | Após receberem alta, muitas vezes os animais precisam passar por um processo de reabilitação a fim de se adaptarem novamente a vida livre. É nesta etapa que as aves, por exemplo, são levadas para recintos de treino de voo, onde aprendem a caçar e os técnicos podem avaliar as habilidades de cada indivíduo para terem certeza que poderão ser soltos.

4 | A soltura dos animais ocorre em áreas cadastradas e autorizadas pelos órgãos competentes. É necessária uma correspondência entre as áreas de soltura e as espécies animais que serão liberadas. Por isso, todos os animais que passam pela Divisão de Fauna são marcados (anilhados, micro-chipados, tatuados) e são identificados quanto a sua espécie.

5 | Após a soltura, os técnicos da Divisão realizam trabalhos periódicos em tais áreas, fazendo o monitoramento das espécies, avaliando o processo de adaptação e manejo dos silvestres.

No Parque Ibirapuera, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, encontra-se a central administrativa e a equipe que realiza o atendimento pelo telefone e também por e-mail (faunasvma@prefeitura.sp.gov.br). O uso do e-mail possibilita o recebimento de fotos para a identificação da espécie.

O CeMaCas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana das 8 às 14h. Em feriados, o horário de atendimento é das 8h às 12h. Os Animais que não possam ser contidos e adaptados em caixas para o transporte serão resgatados pela equipe do Resgate da GCM Ambiental especializados em contenção e resgate de animais silvestres.

------

Para saber mais sobre a Divisão de Fauna clique aqui.