DIVISÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

ATRIBUIÇÕES

A Divisão de Arborização Urbana (DAU) foi criada em 2019 (Decreto Municipal nº 58.625/19), é vinculada à Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI) e possui as seguintes atribuições:

I - gerenciar o sistema de gestão de arborização urbana no âmbito municipal;
II - colaborar no planejamento e na elaboração de projetos específicos de arborização no Município, considerando-se o Programa Municipal de Arborização Urbana e as necessidades regionalizadas da cobertura arbórea;
III - propor ações que ampliem a cobertura vegetal arbórea no Município;
IV - avaliar, indicar, elencar e manter as espécies de mudas arbóreas a serem fornecidas para a gestão do Termo de Compromisso Ambiental - TCA e do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC sob responsabilidade da SVMA;
V - controlar o estoque de mudas provenientes de TCA e TAC sob responsabilidade da SVMA;
VI - fiscalizar os contratos firmados com prestadores de serviço e fornecedores externos, que tenham por objeto o plantio e a manutenção de mudas arbóreas;
VII - realizar o plantio e a manutenção das mudas de acordo com o projeto e com o plano de arborização vigente;
VIII - coordenar a campanha permanente de incentivo à arborização;
IX - introduzir e avaliar novas espécies arbóreas e palmáceas nativas adaptadas ao ambiente urbano, com o objetivo de incremento da biodiversidade;
X - promover a pesquisa, o estudo, a experimentação e a divulgação das atividades ligadas às suas atribuições, funções e objetivos, estabelecendo normas e padrões nos serviços de arborização e para o conhecimento da biodiversidade do Município.
 

PATRIMÔNIO AMBIENTAL / VEGETAÇÃO SIGNIFICATIVA

Foi realizado um levantamento pela Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLA, no período de 1984 e 1985, de toda a vegetação arbórea considerada significativa no Município e reproduzido integralmente na publicação "Vegetação Significativa do Município de São Paulo", de 1988.

Em 1989, com a edição do Decreto Estadual 30.433/89, esta vegetação foi declarada Patrimônio Ambiental do Município e, portanto, imune ao corte.

Por ser especialmente protegida, o corte dessas árvores somente pode ser autorizado em situações excepcionais e necessita, assim, de análise técnica, realizada pela equipe de DAU.

Para saber quais locais e árvores são classificados como Patrimônio Abiental, acesse a Plataforma do Geosampa. No menu à direita, habilite a opção "Publicação 1988 - Vegetação" e considere os locais marcados na cor verde conmo Vegetação Significativa.

Para consultas sobre tramitação de Processos de solicitação de autorização de corte de árvores, o atendimento à população é realizado pelo email svmadau@prefeitura.sp.gov.br.

Devido a situação de emergência em que o Município de São Paulo se encontra por conta da pandemia decorrente do coronavírus, desde março/2020 o atendimento presencial à população está suspenso.

MUDAS ARBÓREAS

DAU é responsável por receber mudas arbóreas provenientes dos Termos de Compromissos Ambientais – TCAs.
A equipe está localizada no Viveiro Manequinho Lopes, e realiza a gestão do fornecimento destas mudas às equipes de plantio de SVMA/DAU, às equipes de manejo arbóreo das Subprefeituras, e aos munícipes através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização.

O estoque de mudas (espécies e quantidades) pode ser consultado na planilha:Planilha 18/09/2020

Devido a situação de emergência em que o Município de São Paulo se encontra por conta da pandemia decorrente do coronavírus, desde março/2020 o atendimento para recebimento e fornecimento de mudas está ocorrendo as segundas/quartas e sextas feiras no horário de 08:00 as 14:00.

CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
A Divisão de Arborização Urbana (DAU) tem como uma de suas atribuições coordenar a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização (Lei 12.196/1996, regulamentada pelo Decreto 37.587/1998 e Portaria 006-SVMA/2016), que contribui para ampliar a cobertura vegetal arbórea e melhorar a qualidade ambiental do Município.

Pela Campanha, os munícipes podem realizar gratuitamente a solicitação de fornecimento de mudas, utilizando o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, SP 156.

Para obter mais informações e realizar uma solicitação de fornecimento de mudas, acesse o Portal 156 de Serviços.

Devido a situação de emergência em que o Município de São Paulo se encontra por conta da pandemia decorrente do coronavírus, desde março/2020 o atendimento presencial para fornecimento de mudas à população está suspenso.

PLANTIO DE ÁRVORES

A Divisão de Arborização Urbana (DAU) realiza o plantio e manutenção de mudas arbóreas, visando o aumento da cobertura vegetal arbórea e a biodiversidade no Município.

A equipe técnica de DAU identifica áreas, elabora os projetos e planeja o plantio, além de fiscalizar a empresa contratada para execução dos plantios através do Contrato 008/SVMA/2018.

Os dados referentes ao plantio realizados estão disponíveis na Planilha de Plantio, separados por ano e por Subprefeitura. Eles podem ser acessados, clicando sobre o respectivo ano de plantio.
 

Plantio 2016                Plantio 2017                  Plantio 2018                  Plantio 2019                  Plantio 2020


Deseja indicar um local para plantio de árvores?

A participação da população é fundamental. Através do Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo - o Portal 156, os munícipes que desejam o plantio de árvores nas calçadas ou passeios públicos em frente ao seu imóvel podem realizar gratuitamente uma solicitação. Para obter mais informações, acesse o Portal 156.