DIVISÃO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

ATRIBUIÇÕES

A Divisão de Arborização Urbana (DAU) foi criada pelo Decreto Municipal nº 58.625/19, que dispõe sobre a reorganização da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, é vinculada à Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI) e possui as seguintes atribuições:

I - gerenciar o sistema de gestão de arborização urbana no âmbito municipal;
II - colaborar no planejamento e na elaboração de projetos específicos de arborização no Município, considerando-se o Programa Municipal de Arborização Urbana e as necessidades regionalizadas da cobertura arbórea;
III - propor ações que ampliem a cobertura vegetal arbórea no Município;
IV - avaliar, indicar, elencar e manter as espécies de mudas arbóreas a serem fornecidas para a gestão do Termo de Compromisso Ambiental - TCA e do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC sob responsabilidade da SVMA;
V - controlar o estoque de mudas provenientes de TCA e TAC sob responsabilidade da SVMA;
VI - fiscalizar os contratos firmados com prestadores de serviço e fornecedores externos, que tenham por objeto o plantio e a manutenção de mudas arbóreas;
VII - realizar o plantio e a manutenção das mudas de acordo com o projeto e com o plano de arborização vigente;
VIII - coordenar a campanha permanente de incentivo à arborização;
IX - introduzir e avaliar novas espécies arbóreas e palmáceas nativas adaptadas ao ambiente urbano, com o objetivo de incremento da biodiversidade;
X - promover a pesquisa, o estudo, a experimentação e a divulgação das atividades ligadas às suas atribuições, funções e objetivos, estabelecendo normas e padrões nos serviços de arborização e para o conhecimento da biodiversidade do Município.

PATRIMÔNIO AMBIENTAL / VEGETAÇÃO SIGNIFICATIVA
A equipe de DAU analisa as solicitações de autorização para supressão dos exemplares arbóreos considerados Patrimônio Ambiental (Decretos Estadual 30.443/89 alterado pelo Decreto Estadual 39.743/94).
Para saber quais locais e exemplares arbóreos são classificados como Patrimônio Ambiental acesse a Plataforma do Geosampano menu à direita habilite a opção “Publicação 1988 – Vegetação” e considere os locais hachurados na cor verde como Vegetação Significativa. Ainda há alguns locais descritos no texto documento Vegetação Significativa do Decreto.

MUDAS ARBÓREAS
DAU é responsável por receber mudas arbóreas provenientes dos Termos de Compromissos Ambientais – TCAs. A equipe está localizada no Viveiro Manequinho Lopes, e realiza a gestão do fornecimento destas mudas às equipes de plantio de SVMA/DAU, às equipes de manejo arbóreo das Subprefeituras, e aos munícipes através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização. 

CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
Acesse a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização (Lei nº 12.196/1996, regulamentada pelo Decreto nº 37.587/1998, e Portaria 006/ SVMA/2016), que também é coordenada pela DAU, e verifique como receber mudas arbóreas em doação. Se deseja informações sobre fornecimento ou retirada de mudas, acesse Estoque de Mudas Arbóreas.

PLANTIO DE ÁRVORES
A implantação de novas árvores no município é realizada por uma equipe técnica de DAU que localiza áreas, elabora os projetos e planeja o plantio, além de fiscalizar a empresa contratada para execução dos plantios através do Contrato 008/SVMA/2018. De janeiro a outubro/2019 foram plantadas 32.292 mudas arbóreas de espécies nativas da Mata Atlântica, conforme tabela abaixo:

MÊS / 2019 TOTAL DE MUDAS
JANEIRO 3.300
FEVEREIRO 3.321
MARÇO 3.242
ABRIL 3.236
MAIO 3.272
JUNHO 3.232
JULHO 3.303
AGOSTO 3.034
SETEMBRO 3.229
OUTUBRO 3.120
TOTAL PARCIAL 32.292

Acesse também as Planilhas Informativas de Plantio: Plantio 2016, Plantio 2017 e Plantio 2018.

Confira também o Estoque de Mudas Arbóreas da DAU, provenientes de TCA.