PLANOS

PLANOS

Planos da Municipalidade voltados para atender às questões de sustentabilidade da Prefeitura de São Paulo.

PMMA - Programa Municipal da Mata Atlântica - o Plano aponta ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento de remanescentes existentes na cidade de São Paulo.

PLANPAVEL - Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres - com o objetivo de estabelecer uma política de gestão e  provisão de áreas verdes e de  proteção do patrimônio ambiental  do Município de São Paulo, conforme determina o Plano Diretor Estratégico, o Planpavel define um conjunto de diretrizes e ações visando: ampliar  e qualificar as áreas verdes, áreas protegidas e  espaços livres; maximizar os serviços ecossistêmicos, minimizar os impactos da urbanização; aprimorar a governança e gestão e promover o equilíbrio socioambiental e a economia sustentável.

PMAU - Plano Municipal de Arborização Urbana - objetiva definir o planejamento, implantação e manejo da arborização urbana no Município. Norteia diretrizes ambientais para a gestão municipal, compatibilizando-se com outros instrumentos de planejamento e gestão do uso e ocupação do solo.

PMVA - Programa Município VerdeAzul - de iniciativa do Estado, procura estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A cidade de São Paulo é signatária do programa.

Plano de Ação Climática - é um documento estratégico que demonstra como a cidade de São Paulo alinhará suas ações com os compromissos do Acordo de Paris, combatendo o aquecimento global a partir da mitigação dos gases de efeito estufa.Nosso Plano conta com a parceria do C40.
 

Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais – PMSA - é um instrumento de planejamento e gestão das áreas prestadoras de serviços ambientais, abrangendo propriedade pública e particulares. O principal mecanismo previsto no PMSA será o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ele prevê uma forma de apoio financeiro, econômico ou tributário a proprietários e possuidores de imóveis no Município que mantenham, restabeleçam ou recuperem os ecossistemas e seus serviços ambientais.