O Programa Município VerdeAzul (PMVA) é uma iniciativa Estadual coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi lançado em 2007 com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades de São Paulo, auxiliando-as na elaboração de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Signatária do programa desde o ano de 2008, a Prefeitura de São Paulo já alcançou o Selo VerdeAzul três vezes. As servidoras Vivian Prado Fernandes (interlocutora) e Erika Megumy Tsukada (suplente), ambas da Divisão de Informações Ambientais (DIA) da Coordenação de Planejamento Ambiental (CPA), são responsáveis por coordenar todos os trabalhos de articulação entre as diversas secretarias e demais órgãos públicos que possuem ações vinculadas à agenda proposta pelo PMVA, bem como pelo tratamento e envio das informações via sistema ao Estado. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa VerdeAzul Digital, por telefone (11) 3133-4186 ou pelo e-mail municipioverdeazul@sp.gov.br.