DIVISÃO DA FAUNA SILVESTRE

Divisão de Fauna
 


>>ATENÇÃO<<

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), no Parque Anhanguera e a unidade do Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, possuem técnicos responsáveis por receber as solicitações de resgate, identificar as espécies e atender os animais feridos ou em risco.

Os munícipes que encontrarem ou resgatarem animais nessas condições devem, primeiramente, entrar em contato com os técnicos da Divisão de Fauna, pelo seguinte número: (11) 95220-0219 (WhatsApp).
 

A Lei 17.703/21 amplia a fiscalização e os cuidados com animais silvestres e domésticos no município de São Paulo e reorganiza o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA). Ela ainda institui uma política pública para fiscalização, destinação, apreensão e manutenção da flora e de animais silvestres e domésticos de pequeno e grande porte.

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente continuará a tratar exclusivamente os animais silvestres

Já a Secretaria Municipal da Saúde, tratará os animais domésticos.

Após a regulamentação da lei, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) poderá realizar o resgate e a apreensão de animais vítimas de abuso, maus-tratos, abandono, agressão, cativeiro e tráfico.
 
Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos mesmos números de telefone, evitando assim aglomerações no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres.


Sobre a Divisão da Fauna

A Divisão da Fauna Silvestre (DFS) possui duas unidades de atendimento e manejo No município de São Paulo, com sedes no Parque Anhanguera (CeMaCAS) e Parque Ibirapuera. Foi criada por lei em outubro de 1993, inicialmente para cuidar dos animais pertencentes ao acervo dos parques municipais (cisnes, gansos e marrecos).

Atualmente, desenvolve ações de proteção e conservação da fauna silvestre do município, recebendo animais vitimados, orfãos ou oriundos  de apreensões, em ações de combate ao tráfico.

O recebimento dos animais é realizado através de resgates ou apreensões pelas polícias ambientais e também pela entrega de animais por munícipes.

A Divisão da Fauna também realiza os inventários conforme abaixo:

                                                             

Entre todas as atividades desenvolvidas pela Divisão da Fauna, a que mais se destaca está relacionada ao atendimento veterinário com suporte laboratorial visando à recuperação dos animais silvestres vitimados na cidade de São Paulo. O setor cuida não só do atendimento veterinário, como também da reabilitação, triagem e destinação de animais silvestres, devolvendo-os à natureza ou repatriando-os, quando sua origem está localizada fora do Estado.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168 - São Paulo - SP, 05276-110
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 08h às 16h; sábado e domingo das 08h às 14h; feriados das 08h às 12h.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Ibirapuera 
Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais de segunda à quinta-feira das 09h às 16h; sexta-feira das 8h às 12h.

Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h.
faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

 

Atenção - Restrições quanto ao uso de drones que importem em potenciais impactos e/ou distúrbios à fauna silvestre e ornamental nos Parques Municipais. Portaria nº 49/SVMA.G/2022.