DIVISÃO DA FAUNA SILVESTRE

Divisão de Fauna
 


>>ATENÇÃO<<

 

Os munícipes que encontrarem ou resgatarem animais nessas condições devem, primeiramente, entrar em contato com os técnicos da Divisão de Fauna, pelo seguinte número: (11) 95220-0219 (WhatsApp).
 

A Lei 17.703/21 amplia a fiscalização e os cuidados com animais silvestres e domésticos no município de São Paulo e reorganiza o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA). Ela ainda institui uma política pública para fiscalização, destinação, apreensão e manutenção da flora e de animais silvestres e domésticos de pequeno e grande porte.

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente continuará a tratar exclusivamente os animais silvestres

Já a Secretaria Municipal da Saúde, tratará os animais domésticos.

Após a regulamentação da lei, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) poderá realizar o resgate e a apreensão de animais vítimas de abuso, maus-tratos, abandono, agressão, cativeiro e tráfico.
 
Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos mesmos números de telefone, evitando assim aglomerações no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres.


Sobre a Divisão da Fauna

A Divisão da Fauna Silvestre (DFS) possui duas unidades de atendimento e manejo No município de São Paulo, com sedes no Parque Anhanguera (CeMaCAS) e Parque Ibirapuera. Foi criada por lei em outubro de 1993, inicialmente para cuidar dos animais pertencentes ao acervo dos parques municipais (cisnes, gansos e marrecos).

Atualmente, desenvolve ações de proteção e conservação da fauna silvestre do município, recebendo animais vitimados, orfãos ou oriundos  de apreensões, em ações de combate ao tráfico.

O recebimento dos animais é realizado através de resgates ou apreensões pelas polícias ambientais e também pela entrega de animais por munícipes.

A Divisão da Fauna também realiza os inventários conforme abaixo:

                                                             

Entre todas as atividades desenvolvidas pela Divisão da Fauna, a que mais se destaca está relacionada ao atendimento veterinário com suporte laboratorial visando à recuperação dos animais silvestres vitimados na cidade de São Paulo. O setor cuida não só do atendimento veterinário, como também da reabilitação, triagem e destinação de animais silvestres, devolvendo-os à natureza ou repatriando-os, quando sua origem está localizada fora do Estado.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168 - São Paulo - SP, 05276-110
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 08h às 16h; sábado e domingo das 08h às 14h; feriados das 08h às 12h.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Ibirapuera 
Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais de segunda à quinta-feira das 09h às 16h; sexta-feira das 8h às 12h.

Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h.
faunasvma@prefeitura.sp.gov.br