Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Brasil tem papel fundamental a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015, a chamada Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles correspondem ao conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. 

Para que isso ocorra com melhor participação da comunidade, foi criada a Comissão Municipal ODS. Esse órgão colegiado foi criado para internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), subscrita pelo Brasil. Esta instância colegiada terá tem natureza consultiva e deliberativa, orientada para a articulação, mobilização e diálogo com a estrutura integral do governo municipal, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Abaixo, você encontra mais informações e documentos sobre o processo de seleção pública para composição da Comissão Municipal de ODS, a construção da Agenda Municipal 2030, as normativas que a fundamentam, o cronograma de trabalho em 2021 e as publicações resultantes desse processo.
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) é a secretaria executiva da Comissão Municipal de ODS, trabalhando em parceria com a Secretaria de Governo Municipal (SGM), que constitui a diretoria executiva, e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que responde pela presidência. Para se comunicar conosco, escreva para sp.ods@prefeitura.sp.gov.br.

As reuniões da Comissão são públicas e atualmente são online, em função da pandemia. Veja em cronograma a agenda de reuniões e o link para estar nelas. A participação de todas e todas é muito bem vinda: afinal, o lema da Agenda 2030 é não deixar ninguém para trás!
 

 

Serviços: 


 
       

 

 

Saiba mais: