Atendimento Veterinário

 

 >>ATENÇÃO<< 

Como novo protocolo de prevenção à gripe aviária na cidade de São Paulo, a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) orienta os munícipes que antes de se encaminharem às unidades Ibirapuera e Anhanguera para a entrega de animais feridos ou em risco, solicitem primeiramente o número de acesso disponibilizado pelo Whatsapp ou pelo telefone abaixo.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Estrada de Perus, 300 - São Paulo - SP, 05276-110
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 8h às 16h; sábado e domingo das 8h às 14h; feriados das 08h às 12h.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Ibirapuera
Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais de segunda à quinta-feira das 9h às 16h; sexta-feira das 8h às 12h.

Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h. e-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, nos Parques Anhanguera ou Ibirapuera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 95220-0219. Nesse contato telefônico, os profissionais terão como passar informações sobre qual unidade de atendimento receberá o animal, qual a melhor forma de transportá-lo ou, se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate, prestado pela GCM Ambiental.

A Lei 17.703/21 amplia a fiscalização e os cuidados com animais silvestres e domésticos no município de São Paulo e reorganiza o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA). Ela ainda institui uma política pública para fiscalização, destinação, apreensão e manutenção da flora e de animais silvestres e domésticos de pequeno e grande porte.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente trata  exclusivamente os animais silvestres.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (COSAP) tratará os animais domésticos.

Após a regulamentação da lei, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) poderá realizar o resgate e a apreensão de animais vítimas de abuso, maus-tratos, abandono, agressão, cativeiro e tráfico.

DIVISÃO DE FAUNA SILVESTRE
A Divisão de Fauna Silvestre está preparada para o atendimento das diversas espécies de animais silvestres que vivem na cidade de São Paulo. Este serviço é prestado por técnicos especializados nas dependências do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), sediado no Parque Anhanguera.

As ocorrências mais comuns no atendimento clínico veterinário de animais silvestres da cidade de São Paulo estão relacionadas aos impactos proporcionados pelo crescimento do meio urbano, como atropelamentos, ataques por cães, choques elétricos, cortes por linha de pipa, entre outros.

A grande maioria dos animais atendidos pela Divisão de Fauna Silvestre é composta por aves, como garças, corujas e sabiás. Mamíferos também são recebidos, como gambás, macacos e cachorros-do-mato. Até mesmo répteis, como o lagarto teiú, e serpentes que habitam a cidade de São Paulo são encaminhados à Divisão de Fauna.

A Divisão de Fauna Silvestre torna-se fiel depositária de todos os animais encaminhados ao seu atendimento veterinário, responsabilizando-se por eles até a sua destinação. Apenas animais silvestres são atendidos por este serviço, não sendo aceitos animais domésticos, exóticos ou de criação.