PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO

O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) está estabelecido como ação prioritária no Art. 288 da Lei Municipal nº 16.050/2014 - Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. 

O PMAU contribuirá para a melhoria na gestão da arborização, tendo como base o planejamento e ações participativas. É instrumento para definir o planejamento, implantação e manejo da arborização urbana no Município e deverá ter como conteúdo mínimo:

I – inventário qualitativo e quantitativo;
II – diagnóstico do déficit de vegetação arbórea por distrito e por Subprefeitura e indicação de ordem de prioridades;
III – identificação das áreas e logradouros públicos passíveis de recepcionar vegetação arbórea
IV – classificação e indicação das espécies ou conjunto de espécies mais adequadas ao plantio
V – objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para prover a cidade de cobertura arbórea
VI – implantação de sistema de informações de plantio e manejo da arborização urbana integrado ao Sistema de Informações Ambientais;
VII – programa de educação ambiental à população atendida concomitante no tempo e no espaço com o cronograma de plantio.

Com objetivo de prover a cidade de cobertura arbórea compatível com a melhoria de indicadores ambientais pertinentes, proporcionar a gestão da arborização sistematizada e implantar um programa de educação ambiental específicos para arborização, a SVMA/DAU está coordenando a elaboração do PMAU. Um Grupo de Trabalho formado por técnicos de várias Secretarias está desenvolvendo atividades e realizando estudos para que São Paulo tenha seu primeiro Plano de Arborização.

Os princípios definidos como fundamentos do PMAU contribuem para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, em particular:
ODS 11 – Cidades e Comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;

ODS 15 – Vida terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

A elaboração do PMAU está prevista no Programa de Metas 2019-2020 - Objetivo Estratégico 30: Dar sustentabilidade ambiental à cidade; Iniciativa 30 d.

Os trabalhos do Grupo Técnico tem acompanhamento pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) e a previsão de conclusão para outubro/2020.

Participe! Se voce tem sugestões e deseja contribuir com a elaboração do PMAU envie uma mensagem para

pmau@prefeitura.sp.gov.br

 

Veja mais sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana.