Levantamento da Fauna

levantamento de fauna

Levantamento de fauna ( foto: M. Kawall)


O levantamento da fauna do Município de São Paulo é um serviço de grande importância para a obtenção de dados técnicos referentes à existência da fauna na cidade. Além de verificar a localização das diversas espécies animais na cidade de São Paulo, os técnicos responsáveis por estas atividades adquirem grande conhecimento a respeito da biologia da fauna local, gerando importantes informações para o seu manejo pela divisão de fauna.

A identificação de novas áreas de soltura dos animais atendidos pela divisão de fauna e a avaliação de áreas verdes representativas para as diversas espécies animais que habitam a cidade, dependem diretamente do trabalho de prospecção realizado através do levantamento da fauna.

Estes trabalhos de campo possibilitam um melhor entendimento da diversidade de ambientes da cidade de São Paulo para a sobrevivência e reprodução dos animais silvestres. O conjunto destas informações em parques e áreas verdes da cidade orientam todo o trabalho de preservação da fauna no município.

Até o momento já foram registradas 395 diferentes espécies animais na cidade de São Paulo, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes sendo que 24 espécies são ameaçadas de extinção e 10 provavelmente ameaçadas (segundo decreto estadual no 42.828/98).

Os registros de ocorrência das diversas espécies animais da cidade, somada as informações obtidas em todo o processo de pesquisa e estudo da fauna, alimentam o conteúdo de publicações e cursos desenvolvidos pela divisão, que são oferecidos para outros técnicos e pesquisadores como também o público geral.   

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h
Tel/Fax: 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

 

voltar para Fauna