MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa do Município de São Paulo

A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, elabora inventários de emissões e remoções antrópicas de gases de efeito estufa desde 2003. Com o advento da Política Municipal de Mudança do Clima, promulgada pela lei 14.933/2009, a elaboração de inventários passou a ser obrigatória e a SVMA continuou a realiza-los, inclusive capacitando sua equipe técnica para fazê-lo.

A mudança do clima, causada pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, é considerada um dos maiores desafios do século XXI. Ela já impacta toda a vida no nosso Planeta, e, segundo as projeções apontadas no último relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), o AR6, o aquecimento global atingirá ou excederá 1,5 °C mais cedo do que se esperava. Ações ambiciosas deverão ser tomadas para frear essa escalada, com cortes urgentes de emissões, de modo a prevenir impactos de maior magnitude, principalmente nas cidades, onde reside a maior parte da população global. Portanto, é necessário inventariar essas emissões de forma consistente e contínua.

Os inventários têm como objetivo analisar as emissões de GEE direta ou indiretamente resultantes das atividades humanas, através do levantamento das fontes e sumidouros, bem como estimar as suas contribuições, agregadas em setores de emissão. A partir das informações dos inventários, é possível modelar futuros cenários de emissões, encontrar oportunidades para ações de mitigação, elaborar políticas públicas, etc. A compilação desses resultados é fundamental para apoiar e subsidiar quaisquer tomadores de decisão no desenvolvimento de estratégias e planejamento de ações de curto, médio e longo prazos, com base em evidências e conhecimento científico, tendo por objetivo a transição para uma economia de baixo carbono, mais sustentável.

Os inventários já publicados podem ser acessados abaixo: