Divisão de Fauna da SVMA oferece atendimento gratuito aos animais silvestres

A Divisão de Fauna Silvestre de São Paulo, departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), organiza ações preventivas e conta com uma equipe veterinária pronta para atender às necessidades biológicas dos animais silvestres dos parques da cidade de São Paulo. As ações promovidas pela Divisão de Fauna, como o controle epidemiológico de zoonoses de espécies nativas, colaboram para bem-estar da fauna nas diversas áreas verdes do munícipio.

O atendimento médico-veterinário na divisão é essencial para a saúde de diversas espécies. Os profissionais possuem um suporte laboratorial dedicado à recuperação dos animais silvestres que são vítimas de acidentes na cidade. Mais de 4 mil animais são encaminhados à Divisão de Fauna todo ano.

A unidade de atendimento fica no Parque Anhanguera, que possui uma estrutura denominada Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), e é voltada especificamente para o atendimento veterinário, reabilitação, triagem e destinação de animais silvestres. Lá, eles recebem animais resgatados ou apreendidos pelos policiais ambientais.

Apenas animais silvestres são atendidos, não sendo aceitos animais domésticos, exóticos ou de criação. Pelo telefone 3885-6669 você se informa sobre qual unidade de atendimento receberá o animal resgatado e qual a melhor forma de transportá-lo. Outra alternativa é solicitar uma viatura para o serviço de resgate, prestado pela CGM Ambiental, no telefone 153.

Durante a semana, os animais que necessitam de cuidado especializado também podem ser encaminhados para a unidade do Parque Ibirapuera, onde há um centro administrativo e um posto de recebimento de animais encaminhados pela população. Todos os animais entregues no Ibirapuera são levados ao CeMaCAS para o atendimento veterinário.