Meio Ambiente

Ações Preventivas

ações preventivas

A Divisão de Fauna é responsável por um intenso trabalho de ações preventivas, relacionada à fauna existente nos diversos parques municipais. 

Estas ações preventivas atingem alguns animais pertencentes ao acervo da própria Prefeitura da Cidade de São Paulo, ou seja, não silvestres. São aves ornamentais, como cisnes, gansos e marrecos, que recebem cuidados veterinários realizados por técnicos especializados, visando atender suas necessidades biológicas, nutricionais e reprodutivas. Estas aves, além de embelezar os parques, funcionam como “sentinelas” da introdução de novas doenças na cidade.

As ações voltadas ao controle epidemiológico de zoonoses das espécies nativas, invasoras e sinantrópicas em parques da cidade também são de responsabilidade da Divisão de Fauna. Por este motivo são realizados estudos referentes ao levantamento de espécies que possam ser nocivas ao convívio dos seres humanos nos parques municipais e que possam causar impactos à fauna silvestre local. Por isso, recomendamos que NÃO ALIMENTEM os animais.

Nos parques, as aves são vitimadas pelo descarte irregular de material plástico, como tampas e argolas de garrafas de água e suco. Se você quiser ajudar as aves e animais dos parques, não jogue lixo – por mais inofensivo que ele possa parecer: um aro plástico pode matar uma ave!

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h
Tel/Fax: 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

 

 

voltar para Fauna