Share

PARQUE NATURAL MUNICIPAL FAZENDA DO CARMO

 PNM Fazenda do Carmo

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

 

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) foi criado em 12 de junho de 2003 com o nome de Parque Natural Municipal do Carmo, por meio do Decreto Municipal nº 43.329, totalizando uma área de 3.958.667,70m². Em 2008 foi ampliado sob o Decreto n° 50.201, quando passou a abranger uma área de 4.497.800,00m² e teve seu nome alterado para Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, a fim de diferenciá-lo do já existente, Parque do Carmo (Parque Urbano).

 

LOCALIZAÇÃO

 O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) está localizado na Zona Leste do município de São Paulo, nos limites da Subprefeitura de Itaquera, próximo ao Parque do Carmo e ao SESC Itaquera, entre as Avenidas Aricanduva, Jacu Pêssego e Afonso de Sampaio e Souza.
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 3261 - Itaquera - São Paulo/SP / Estrada da Fazenda do Carmo, 1000 - Parque do Carmo.

 

MAPA - limites da APA do Carmo, Parque do Carmo e Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

 

 

CARACTERIZAÇÃO

 Situado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Parque e Fazenda do Carmo, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) compõe a maior mancha de vegetação da Zona Leste do município de São Paulo, em contraposição à densa ocupação urbana que o circunda, representando a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral da capital paulista instituída em meio urbano.

O PNMFC faz parte do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, de acordo com as Leis Municipais nº 13.430, de 2002, e nº 13.885, de 2004, pertence à Macrozona de Proteção Ambiental, incluído na Zona Especial de Preservação (ZEP) e Zona Mista de Proteção Ambiental (ZM-p).

O PNMFC possui cobertura vegetal bastante diversa, formada por matas ciliares, capoeiras, campos, reflorestamento de eucaliptos, brejos e remanescentes de Mata Atlântica, encontrados principalmente nas áreas centrais do Parque. Segundo pesquisa da equipe técnica da Prefeitura de São Paulo, a lista de espécies da flora encontradas no Parque compreende 180 espécies, incluindo desde ervas a árvores.

A ação do homem na área do PNMFC é evidente e pode ser detectada pela menor densidade de indivíduos arbóreos, resultado de atividades extrativistas como retirada de madeira e palmito. As áreas mais afetadas são aquelas próximas às vias, caracterizadas pela presença de campos sujos e capoeiras.

Quanto à fauna local, por meio de levantamentos executados pela equipe da SVMA, entre 1993 e 2002, foram catalogadas 127 espécies animais, dentre as quais predominaram as aves (110). Apesar da necessidade de mais pesquisas para conhecer toda a diversidade de animais existente no PNMFC, a ocorrência de algumas espécies, a exemplo do bicho-preguiça (Bradypus variegatus) e veado (Mazama gouazoubira), são importantes indicadores para uma melhor compreensão da qualidade ambiental do PNMFC.

 

PNM Fazenda do Carmo - Julia Vilela

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo - Júlia Vilela

 

 

GESTÃO

Considerando a sobreposição entre o PNMFC e a APA Fazenda do Carmo, e a atual gestão integrada destes territórios, até que se institua um Conselho para o Parque, adotou-se o Conselho Gestor da APA Fazenda do Carmo como fórum de discussão dos assuntos relacionados ao PNMFC.

 

 

LEGISLAÇÃO

 Decreto Municipal nº 43.329 , de 12 de junho de 2003 - Cria e denomina o Parque Natural Municipal do Carmo.

Decreto Municipal nº 50.201, de  7 de novembro de 2008 - Amplia a área do Parque Natural Municipal do Carmo, criado pelo Decreto nº 43.329, de 12 de junho de 2003, e retifica sua denominação.

 

 

PLANO DE MANEJO

>> Clique aqui para acessar o Volume I – Diagnóstico do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>> Clique aqui para fazer o download do Volume I – Diagnóstico do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>> Clique aqui para acessar o Volume II – Planejamento do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>> Clique aqui para fazer o download do Volume II – Planejamento do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>> Clique aqui para acessar o Caderno de Mapas do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

>> Clique aqui para fazer o download do Caderno de Mapas do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo.

 

 

 

 

voltar para Unidades de Conservção