Conheça as Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia

Áreas protegidas que propõem o uso sustentável dos recursos naturais

A cidade de São Paulo possui duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) sob a gestão da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a APA Capivari-Monos e a APA Bororé-Colônia, ambas localizadas na zona sul do município. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais.

Conheça a seguir cada uma:

APA Capivari-Monos

A APA Capivari-Monos é a primeira unidade de conservação do município de São Paulo, foi criada em 9 de junho de 2001 e abrange uma área protegida de 25.138 hectares (251 km²), o que equivale a um sexto do território da cidade. O espaço está localizado nos distritos de Parelheiros e Marsilac.

A APA é rica em biodiversidade, nela destacam-se as cachoeiras e rios de água cristalina, como o rio Capivari, considerado um dos últimos rios com qualidade de água de São Paulo.

Mais de 500 espécies de animais e 700 espécies vegetais já foram identificadas nesta área protegida paulistana, o que representa mais de 80% do que conhecemos da biodiversidade paulistana.

A maior parte da zona rural da cidade está na APA Capivari-Monos. Outro atrativo de destaque ali é a Cratera de Colônia, um sítio geológico de interesse histórico, científico e ambiental, onde ocorrem constantes estudos nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas, evolução da paisagem, dentre outras linhas de pesquisa.

Na Cratera, encontramos o Parque Natural Municipal (PNM) Cratera de Colônia, o segundo parque natural municipal criado na cidade de São Paulo e que atualmente se encontra em implantação; e também a Vila Ferroviária e a Estação de Evangelista de Souza, inaugurada em 1935 pela Estrada de Ferro Sorocabana (Ramal Mairinque-Santos) com o propósito de conectar o interior ao litoral paulista, cruzando a Serra do Mar.

Na APA Capivari-Monos destacam-se atributos turísticos, históricos e culturais, como, por exemplo, a Terra Indígena guarani, Tenondé-Porã, uma área protegida que coexiste com a APA Capivari-Monos, assim como a RPPN Sítio Curucutu e o Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Curucutu.

Segundo o biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação - DGUC/SVMA e gestor dessa área protegida, Luccas Longo, a APA Capivari-Monos, além de ser um patrimônio natural e cultural para a cidade, tem um legado marcado pela geração e defesa de muitas políticas públicas, como a defesa da zona rural, criação e apoio de outras unidades de conservação e planos municipais.

Por conta de todas essas singularidades e características, a APA colabora para o desenvolvimento de inúmeras alternativas de geração de renda sustentável local, como a produção de alimentos e artesanato, o turismo rural, pedagógico e de natureza, esse último, por exemplo, por meio da observação de natureza, como a de aves.

 

 

 

APA Bororé-Colônia

A APA Bororé-Colônia foi criada em 24 de maio de 2006, possui 9.000 hectares de área protegida municipal e está inserida em duas bacias hidrográficas:  Billings e Guarapiranga. Ela está situada nos distritos de Grajaú e Parelheiros e ocupa uma área de 6% do município. O espaço conta com uma rica biodiversidade associada aos remanescentes da Mata Atlântica.

Essa segunda área protegida municipal de uso sustentável exerce um papel fundamental para a produção de água do município, alimentando a Represa Billings, um dos principais mananciais de abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Assim como a APA Capivari-Monos, também conta com práticas de Agroecologia, Permacultura e Sistemas Agroflorestais (SAF).

O objetivo principal do local é promover a proteção da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando estes objetivos com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali residem.

Esta fundamental área de proteção ambiental também contribui para a renda e sustentabilidade da região com atividades, como: cicloturismo, turismo ecológico e o rural sustentável. A presença da Represa Billings e de diversos sítios-de-recreio, clubes de campo e pesqueiros são responsáveis por esse alto potencial de turismo e lazer.

Se inicia na APA Bororé-Colônia a Trilha Interparques, com mais de 100 km que está sendo implantada pela SVMA e que interligará Unidades de Conservação municipais e outras áreas protegidas da zona sul da capital - incluindo parques naturais municipais, parques estaduais, represas, reservas particulares e áreas próximas a terras indígenas – na região do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé.

 

 

 

 

 

Siga a SVMA nas redes sociais