APA CAPIVARI-MONOS

Através da Lei Municipal 13.136, de 09 de julho de 2001, foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Capivari-Monos, a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada e gerida pelo Município de São Paulo. A Unidade possui uma área de 251 km², equivalente a um sexto do território da cidade.

LOCALIZAÇÃO

A APA Capivari-Monos está localizada no extremo sul do município de São Paulo, na Subprefeitura de Parelheiros.O limite norte é o divisor de águas do ribeirão Vermelho e a Cratera de Colônia; ao sul, os municípios de São Vicente e Itanhaém; a leste; o município de São Bernardo do Campo e a oeste os municípios de Juquitiba e Embu-Guaçu.

CARACTERIZAÇÃO

Em 2004 foi elaborado o Zoneamento Geoambiental (Lei Municipal n° 13.706/2004). O zoneamento estabelece as normas de uso do solo e de utilização dos recursos naturais, organizando o território da APA em zonas com graus diferenciados de proteção, com diretrizes e restrições específicas e que juntamente ao Plano de Manejo, colabora para sua conservação.

Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei Federal nº 9.985/2000), toda Unidade de Conservação (UC) deve possuir um Plano de Manejo. O Plano de Manejo da APA Capivari-Monos foi elaborado pela Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade e Herbário (DEPAVE-8) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) entre 2009 e 2010 e reconhecido pela Portaria nº 35/SVMA.G/2011. Esse importante instrumento de gestão é dividido em duas partes. A primeira é composta por um Diagnóstico Socioambiental, e, a segunda é constituída pelos Programas de Gestão, que foram construídos de forma participativa com o Conselho e a comunidade.

O Plano de Manejo tem como objetivo orientar a gestão da unidade, pretendendo ser uma carta de navegação em relação ao futuro, pautada no conhecimento do território e dos vetores de pressão que o afetam. É também um documento de referência para pesquisadores, órgãos públicos, organizações do terceiro setor, além de servir para todos os interessados em desenvolver projetos, estudos e pesquisas na APA.

ATRATIVOS

Dos atrativos naturais destacam-se as cachoeiras e rios de água cristalina, como o rio Capivari, considerado um dos últimos rios com qualidade de água de São Paulo; importantes remanescentes florestais de Mata Atlântica, como os de Floresta Ombrófila Densa e outras variadas formações vegetais como os campos naturais e de várzea e, ambientes formados por diferentes usos do solo, como lavouras, pastagens e reflorestamentos; de fauna é importante destacar a presença de espécies emblemáticas e ameaçadas, como o mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas, a anta (Tapirus terrestris), considerada a “jardineira da floresta” devido a seu papel ecológico na dispersão de sementes e a onça-parda (Puma concolor capricorniensis), espécie símbolo da cidade de São Paulo e o segundo maior felino do Brasil.

Além dos atrativos naturais da APA Capivari-Monos, merecem também destaque os atributos culturais, históricos e turísticos, como as aldeias indígenas Guarani, Tenondé-Porã e Krukutu que juntamente com outras aldeias, conservam suas práticas e saberes tradicionais e os transmitem para as novas gerações; os agricultores, que gradativamente veem promovendo a transição para as práticas de Permacultura e Sistemas Agroflorestais (SAF), atividades menos agressivas ao ambiente, que valorizam a agricultura familiar e a manutenção da cultura agrícola na APA; a Cratera de Colônia, sítio geológico e de interesse histórico e ambiental formado pelo impacto de um corpo celeste entre 5 e 36 milhões de anos atrás e ambiente de constante estudos científicos nacionais e internacionais e local onde encontramos o Parque Natural Municipal (PNM) Cratera de Colônia; e a Vila Ferroviária e a Estação de Evangelista de Souza, esta última inaugurada em 1935 pela Estrada de Ferro Sorocabana (Ramal Mairinque-Santos) com o propósito de conectar o interior ao litoral paulista, cruzando a Serra do Mar.

APA Capivari Monos - rio Monos (Leo Malagoli) 

COMO CHEGAR

Para chegar até a APA de carro, o principal acesso é a Avenida Sadamu Inoue. A partir do centro de Parelheiros pode-se acessar a APA via Estrada de Engenheiro Marsilac, até o bairro de Engenheiro Marsilac, ou via Estrada da Colônia, até a Estrada da Barragem. Outros acessos possíveis são via Embu Guaçu, pelo distrito de Cipó e por São Bernardo do Campo, e pela Estrada do Rio Acima, uma via de terra muito utilizada que interliga a região da Barragem com o km 37 da rodovia dos Imigrantes.

GESTÃO

A Gestão da APA Capivari-Monos é feita através de seu Conselho Gestor, um órgão colegiado paritário e deliberativo presidido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. É função do Conselho articular a gestão participativa para integrar os órgãos públicos e organizações da sociedade civil para interagir no território da APA em torno da promoção do desenvolvimento sustentável. Ele define prioridades, manifesta-se sobre o licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental, além de estabelecer acordos e buscar parcerias para que os objetivos da APA sejam alcançados. O conselho teve sua criação em 2002 e conta com quarenta membros, entre titulares e suplentes, sendo vinte do poder público e vinte da sociedade civil. Os representantes do governo são indicados pelos respectivos órgãos públicos e os representantes da sociedade civil são eleitos pelos segmentos representantes. As reuniões do Conselho são abertas à população e acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, às 9h30, na Subprefeitura de Parelheiros (Av. Sadamu Inoue, 5252 - Jardim dos Álamos).


COMPOSIÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA CAPIVARI-MONOS (GESTÃO 2012-2014)

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Associação de Moradores Locais Situados no Distrito De Parelheiros
Titular: Associação Comunitária Habitacional de Vargem Grande (ACHAVE)
Representante: Severino Carlos de Souza

Associação de Moradores Locais Situados no Distrito de Marsilac
Titular: SOS Marsilac II
Representante: Luis Eduardo Gomes da Costa

OSCIPS ou Organizações Não-Governamentais (ONGS) Ligadas à Defesa do Meio Ambiente
Titular: Fundação Mokiti Okada--Solo Sagrado (MOA)
Representante: Isamu Yokoyama
Suplente: Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
Representante: Lucas Keese dos Santos

OSCIPS ou Organizações Não-Governamentais (ONGS) Ligadas à Defesa do Meio Ambiente e com comprovada atuação na APA Capivari-Monos
Titular: Associação Pro Brasil
Representante: Vivian Vieira Santos
Suplente: Lar Nossa Senhora Aparecida
Representante: Luiz Ricardo Cocuzzi

Setor Privado Agrícola
Titular: Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo - (COOPERAPAS)
Representante: Lia Góes de Moura

etor Privado Empresarial
Titular: Associação Empresarial da Região Sul (AESUL)
Representante: Miguel Naghirniac Neto
Suplente: Águias da Serra Turismo Ltda.
Representante: Dayse Naghirniac

Setor Privado Turismo
Titular: Fernando Bike Comércio e Serviços LTDA.
Representante: Maria Ivonete Veríssimo de Souza

Sindicato de Trabalhadores
Titular: Cooperativa Paulista de Teatro
Representante: Ciléia da Silva Biaggioli
Suplente: Cooperativa de Coleta Seletiva Cuidando e Preservando a Recuperação Ambiental Local (COOPERCRAL)
Representante: Lúcia Maria de Santana Scriatro

Comunidades Indígenas Guarani
Terra Indígena (Ti) Tenondé Porã
Titular: Aline Adão
Suplente: Luciano de Lima Gabriel

Associações Civis Profissionais de Ensino e Técnico-Científicas
Titular: Universidade de Santo Amaro – (UNISA)
Representante: Maria do Socorro Silva Pereira Lippi

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE - SVMA
Titular: Luccas Guilherme Rodrigues Longo
Suplente: Helen Evelin de Souza

SUBPREFEITURA DE PARELHEIROS
Titular: Wagner da Silva Criste
Suplente: Luiz Rebouças de Carvalho Jr.

SECRETARIA MUNICIPAL DA HABITAÇÃO – SEHAB
Titular: Alexandra Aguiar Pedro
Suplente: Maria José do Prado Silva

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - SMC
Titular: Paula Nishida Barbosa
Suplente: Vanessa Fernandes Correa

SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E LICENCIAMENTO - SMUL
Titular: Olga Maria Soares e Gross
Suplente: Marcia Petrone

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA – GUARDA CIVIL METROPOLITANA – SMSU/GCM
Titular: Inspetor Edson Hugo de Andrade Lopes
Suplente: Inspetor Cipriano Santos da Silva

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB
Titular: Luiz Carlos Debeuz
Suplente: Marcia Maria Nascimento

FUNDAÇÃO FLORESTAL - SECRETARIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE – FF/SMA
Titular: Marcelo José Gonçalves
Suplente: José Donizetti Bortoletto

COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO – SABESP
Titular: Sidnei Ferreira Ramos
Suplente: Wagner Fernando da Rocha

COMANDO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL – CPAmb do Estado de São Paulo.
Titular: Flavio Sukaitis
Suplente: Renan Ferreira Escobar

 

DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES

Plano de Manejo da APA Capivari-Monos

Caderno do Plano de Manejo da APA Capivari-Monos

Regimento interno do Conselho Gestor

 

Legislação

LEI nº 13136 - CRIA A AREA DE PROTECAO AMBIENTAL MUNICIPAL DE CAPIVARI-MONOS - APA CAPIVARI-MONOS, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. (PL 412/98)

LEI nº 13706 - ESTABELECE O ZONEAMENTO ECOLOGICO-ECONOMICO, DORAVANTE DENOMINADO ZONEAMENTO GEO-AMBIENTAL, DA AREA DE PROTECAO AMBIENTAL MUNICIPAL DO CAPIVARI-MONOS.

PORTARIA 35/2011/SVMA - APROVA PLANO DE MANEJO DA APA CAPIVARI-MONOS, EM ESPECIAL OS PROGRAMAS DE GESTAO

  

 voltar para Unidades de Conservação