PARQUE NATURAL MUNICIPAL JACEGUAVA

ABERTURA AO PÚBLICO
Aberto à visitação todos os dias, das 08h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando ficam fechados para manutenção.
Telefone: (11) 5187-0321
Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1100, bairro Jaceguava, distrito Parelheiros, Prefeitura regional de Parelheiros.


O Parque Natural Municipal (PNM) Jaceguava foi criado pelo Decreto Municipal nº 52.974/2012 e  possui uma área de, aproximadamente, 420 hectares sua área é de 420 hectares e em seus limites está a RPPN Solo Sagrado. Juntas as duas UCs compõem uma extensão significativa de áreas protegidas.
A criação do PNM Jaceguava é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas
 

CARACTERIZAÇÃO

Datado do final do século XIX, o bairro do Jaceguava, que deu nome ao PNM, resguarda características tipicamente rurais, reunindo uma série de sítios e chácaras, entremeada por algumas manchas de ocupação urbana. No sentido noroeste do Parque existe um loteamento urbano denominado Jardim Alviverde, implantado na década de 1990. Na porção nordeste, encontra-se o templo do Solo Sagrado, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, a leste a região do Paiol e ao sul o Golf Country Guarapiranga, apresenta também alguns pequenos núcleos urbanos que o rodeiam, como o próprio bairro Jaceguava, Paiol e o Recanto Campo Belo.
Este PNM Jaceguava possui alta relevância ecológica e social para a sua região de inserção, dado que está localizado às margens da represa Guarapiranga, manancial que abastece parte da Região Metropolitana de São Paulo. Está numa região classificada como de clima Tropical Atlântico Superúmido, o que implica em elevados índices pluviométricos. Esta característica o qualifica como importante área produtora de água.
A ameaça representada pelo avanço da mancha urbana da metrópole faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica, de Campos Gerais (Cerrado) e de seus recursos naturais, principalmente a água que abastece os nossos mananciais.
 

BIODIVERSIDADE

Flora

O PNM Jaceguava tem cobertura vegetal bastante diversificada, e é o único dos Parques Naturais que também apresenta, conforme o mapeamento do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), área de transição para o Cerrado e Campos Gerais, influenciada por variações locais como aspectos físicos e químicos do solo, paisagem, relevo e topografia, que contribui na manutenção de corredores de dispersão de biodiversidade.
Seus remanescentes naturais do tipo Floresta Latifoliada Ombrófila Densa (FLOD) possuem espécies nativas importantes, como a samambaia-açu (Dicksonia sellowiana), manacá-da-serra (Tibouchinea mutabilis), angico (Piptadenia gonoacantha) e guapuruvu (Schizolobium parahyba). Nestas vegetações Já nessas áreas de transição da Mata Atlântica para o Cerrado e Campos Gerais (CPO), podemos verificar a aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia), e o capim-sapê (Imperata brasiliensis) comumente utilizado para manufatura de coberturas de quiosques e telhados e ainda, historicamente, utilizado pelos índios Guarani para cobrir suas ocas, e os telhados das casas da Vila São Paulo de Piratininga no século XVI.

Essa característica única no PNM Jaceguava, dá oportunidade ao visitante de observar as diferenças entre as vegetações, de Cerrado e de Mata Atlântica, bem como sua associação com a fauna local. Inventário de Flora 2021

FAUNA

Quanto à fauna local, segundo a equipe da SVMA, já foram catalogadas muitas espécies de animais, dentre as quais estão o Bacurau Tesoura (Hydropsalis torquata), Tucano do Bico Verde (Ramphastos dicoloros), Preguiça de Três Dedos (Bradypus variegatus), Bugio Ruivo (Alouatta clamitans), Cachorro do Mato (Cerdocyon thous), Gato do Mato (Leopardus tigrinus), Veado Catingueiro (Mazana gouazoubira) entre outras espécies animais.

 

  

ATRATIVOS E EQUIPAMENTOS

- Trilha do Saci;
- Trilha do Cambará;
- Torre de Observação de Incêndios com vista para a Guarapiranga;
- Pergolado com área para piquenique;
- Parque Naturalizado
- Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;
- Administração/informação;
- Estacionamento para carro

Atente-se às instruções para visitação dos PNMs para evitar acidentes com os animais silvestres: Recomendações de segurança.

VISITAS AGENDADAS

Existe a possibilidade de agendamentos por escolas, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam atividades de educação ambiental. Neste caso, os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) nos telefone: 5187-0321/0322 (SVMA) e no e-mail parquesnaturais@prefeitura.sp.gov.br.

 

O PNM Jaceguava não possui Conselho Gestor constituído. Dada a proximidade com a APA Bororé-Colônia, este PNM tem como seu principal fórum de gestão o Conselho Gestor desta APA. As reuniões são abertas à população e ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês. Devido à pandemia do Covid-19, as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Gestor, tem sido realizadas mensalmente via formato virtual, conforme define a Portaria n° 49/SVMA.G/2020.
Participe você também! A mobilização e sensibilização das comunidades têm possibilitado aos moradores conhecerem melhor os aspectos naturais de sua região, de forma a contribuir com sua preservação, através de oficinas, cursos, mutirões, palestras e incentivos à organização e mobilização da comunidade quanto aos assuntos que tangem à Unidade de Conservação.

 

GESTÃO

O PNM Jaceguava não possui Conselho Gestor constituído. Dada a proximidade com as duas APAs (Capivari-Monos e Bororé-Colônia), questões relacionadas à região de inserção do Parque, são frequentemente abordadas e tratadas nos Conselhos Gestores das APAs. As reuniões são abertas à população. No caso da APA Bororé ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês e da Capivari-Monos, na primeira quarta-feira do mês..

Participe você também! A mobilização e sensibilização das comunidades têm possibilitado aos moradores conhecerem melhor os aspectos naturais de sua região, de forma a contribuir com sua preservação, através de oficinas, cursos, mutirões, palestras e incentivos à organização e mobilização da comunidade quanto aos assuntos que tangem à Unidade de Conservação.

 

PLANO DE MANEJO

De acordo com o disposto na Lei Federal n° 9985/00 – que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as Unidades de Conservação devem ter seus Planos de Manejo, documentos técnicos que orientam a gestão das UCs, compostos pelo Diagnóstico Socioambiental, Zoneamento e Programas de Gestão.

Os Parques Naturais Municipais: Jaceguava, Itaim, Varginha e Bororé, foram criados como compensação ambiental aos impactos negativos da construção do Rodoanel Trecho Sul, tendo como uma das exigências do licenciamento a elaboração dos Planos de Manejo, executados pela Universidade de São Paulo - USP, mediante contratação do empreendedor.

Transcorridos quase dez anos da criação dos PNMs em 2012, a SVMA iniciou em 2023 a atualização dos quatro planos de manejo, possibilitando que este importante instrumento oriente a gestão das Unidades de Conservação Municipais.

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Jaceguava

 

LOCALIZAÇÃO

O PNM Jaceguava está localizado no extremo sul do município de São Paulo no distrito de Parelheiros, distante aproximadamente 35 km da região central da capital paulista, em área predominantemente rural, onde existem ocupações esparsas com chácaras antigas e áreas agrícolas, além de alguns adensamentos urbanos de ocupação clandestina e irregular recente. O distrito de Parelheiros está inserido na Área de Proteção de Mananciais, que possui legislação específica de proteção restringindo as formas de ocupação e uso do solo com vistas a preservar os rios e nascentes utilizados para o abastecimento da metrópole. 

LEGISLAÇÃO

  

 Siga a SVMA nas redes sociais