Cuidado com animais peçonhentos nos Parques Naturais Municipais

Atente-se às instruções para visitação dos PNMs para evitar acidentes com os animais silvestres

Se você pretende visitar algum dos Parques Naturais Municipais (PNMs), redobre os cuidados com os animais silvestres. Além de conservar a biodiversidade e promover espaços de lazer à população, essas áreas protegidas abrigam diversas espécies que podem ser naturalmente venenosas, e que circulam com maior liberdade, pois vivem ali.

A Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI) tem adotado protocolos de atendimento, principalmente no levantamento das estruturas públicas de Saúde na região, para onde devem ser encaminhadas as vítimas de acidentes. “A SVMA executa procedimentos junto às equipes de prestadores de serviço nas áreas verdes, mas acidentes podem ocorrer, já que o encontro com essas espécies é comum em áreas protegidas” explica Anita Correia, diretora da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC).

Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre – DFS/SVMA, adverte que “o encontro de animais silvestres nos parques é mais frequente durante a primavera e o verão, período de reprodução dos animais, aumentando assim as suas atividades. Já nesta época de outono, os filhotes e jovens estão dispersando pelas áreas, procurando locais para se estabelecerem, nem sempre perto dos pais”, por isso é necessário estar sempre atento e prevenido.

Dessa forma, só é permitida a entrada de visitantes nos Parques Naturais Municipais: Fazenda do Carmo, Bororé, Itaim, Jaceguava e Varginha com uso de calçados fechados. Ficando assim proibido o acesso com calçados abertos, como chinelos, sandálias e sapatilhas. Por isso, para evitar acidentes com animais peçonhentos é necessário atender as recomendações de segurança com os seguintes cuidados:

•  Permaneça nas trilhas demarcadas;
•  Observe antes de encostar em árvores, galhos, bancos, ou qualquer estrutura;
•  Antes de sentar no chão, confira se há qualquer inseto ou animal silvestre;
•  Evite se aproximar de colmeias, , cupinzeiros ou ninhos de animais silvestres;
•  Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, ou entre pedras.
• Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo e procure a autoridade local para orientações;
•  Não tente perseguir e/ou capturar animais silvestres.

Confira aqui a lista de Parques Naturais Municipais.