Quississana

 Leste                         

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto parte de uma calçada de terra e asfalto da rua com árvores ao fundo, a segunda foto grandes árvores atrás de um portão verde, a terceira foto arbustos com folhas largas, a quarta foto árvores grandes com troncos finos. 

Rua Capitão Enéas dos Santos Pinto
Decreto de criação nº 53.175 de 31 maio de 2012
Prefeitura Regional de Itaim Paulista
Área: 26.921,53 m²

Parque fechado ao público. São realizadas visitas com finalidade científica, agendadas pelo telefone 5187-0253. 

PARTICULARIDADES
O Parque Quississana foi criado para preservar fragmento de mata nativa em estágio de regeneração. A área foi cercada para destinar-se a atividades de educação ambiental, como trilhas e visitas monitoradas.

Sua vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica em estágios inicial e médio de regeneração. Destaques da FLORA: capixingui (Croton floribundus), cedro (Cedrela fissilis), embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii), embaúba-prateada (Cecropia hololeuca), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis), passuaré (Tachigali denudata), pau-de-tucano (Vochysia sp.), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia) e tapirira (Tapirira guianensis). Já foram registradas 37 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção: cedro (Cedrela fissilis). Inventário de flora 2021.

Há o registro de 47 espécies de animais para a área, incluindo no levantamento de FAUNA 18 espécies de borboletas. Além de saguis, no parque há ocorrência de aves como o papagaio, caracará, quiriquiri, asa-branca, quero-quero, rabo-branco-acanelado(beija-flor), pica-pau-verde-carijó, joão-teneném, risadinha, sabiá-branco, sabiá-poca, figuinha-de-rabo-castanho, dentre outras, somando-se assim 28 espécies de aves.

O BAIRRO
A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século XVIII. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século XIX, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista. Juntamente com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, se desmembrando de São Miguel Paulista.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA. 

COMO CHEGAR?
312N/10 - Terminal Cidade Tiradentes / São Miguel Paulista
2058/10 – CPTM Guaianazes / Terminal São Miguel Paulista
2202/10 – CPTM Guaianazes / Hospital Itaim Paulista

 Siga a SVMA nas redes sociais