Dúvidas sobre a criação do Parque Morro Grande serão discutidas em reunião no dia 27

Área verde da Freguesia do Ó recebeu placas para demarcar território de preservação ambiental

 

A pedido da população da zona norte, um encontro com técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) sobre a implantação do Parque Morro Grande foi marcado para o dia 27 (sábado), às 10h30, no Instituto Morro Grande. O objetivo é atualizar e tirar dúvidas sobre esta área verde proposta, com mais de 500 mil m².

O futuro parque é localizado na Freguesia do Ó, consta no Plano Diretor Estratégico (PDE) e recebeu em julho de 2022 placas do Projeto Demarca para evitar o uso indevido da área. A reunião é importante para a participação popular. Nela serão apresentados levantamentos e projetos para o Morro Grande e serão feitos os esclarecimentos necessários.

Recentemente, o prefeito Ricardo Nunes assinou duas DUPs - Declaração de Utilidade Pública para implantar a área do Parque Morro Grande. Com isso, é iniciado o processo de levantamento fundiário e ajuizamento das aquisições de imóveis, atualmente particulares, para posterior desapropriação. Os benefícios do parque na região são variados, como evitar enchentes, proteger áreas nativas e garantir espaços de lazer.


O Morro Grande faz parte do Projeto PATRILHAR: será sinalizada uma trilha com placas informativas para que os munícipes saibam quais são os atributos socioambientais relevantes do parque, e integrará a Jornada do Patrimônio - evento da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a SVMA.

Ali há uma significativa vegetação de Mata Atlântica remanescente e é considerada, do ponto de vista geotécnico, uma área imprópria para ocupação urbana. Também faz parte das Zonas Especiais de Preservação Ambiental, que são porções do território destinadas à proteção de ocorrências ambientais isoladas.

Serviço

 

 

Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidade e comunidades sustentáveis), 15 (Vida terrestre) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais