Futuro Parque Municipal Morro Grande recebe placas de sinalização

A implantação das placas marca uma nova etapa do processo de criação do parque, que é uma demanda de associações e moradores da região

 

Em 27 de julho na região da Subprefeitura de Freguesia do Ó/Brasilândia, zona norte, as áreas municipais previstas no Plano Diretor de São Paulo para abrigar o Parque Municipal Morro Grande recebeu placas de sinalização, através do Projeto Demarca, com a função de informar à população sobre a implantação do parque e evitar o uso indevido da área, como a ocorrência de invasões e deposição de lixo.

 

      

 

A implantação foi realizada pela equipe técnica das Divisões do Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Implantação, Projetos e Obras (CGPABI/DIPO) e Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Eles estavam acompanhados do subprefeito Sérgio Gonelli e equipe. Moradores da região e integrantes de associações em prol da criação do parque também estiveram presentes. Participaram membros do Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Freguesia do Ó/Brasilândia (CADES-FO), CONSEG Brasilândia, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Participativo Municipal, região episcopal de Brasilândia, Movimento em Defesa do Parque Morro Grande, Rede Novos Parques, Portal do Ó, Movimento de Mulheres Negras, Associação do Morro Grande, Samba de São Paulo, dentre outros.

 

 

A ampliação das áreas verdes do município, através da implantação do parque, traz consigo benefícios indiretos e diretos para os seus moradores, como a conservação das áreas permeáveis, que têm grande importância para evitar a ocorrência de enchentes e os danos decorrentes delas, a proteção da vegetação nativa, a garantia de espaços de lazer e contemplativo para a população, dentre outros serviços ambientais previstos do Plano Municipal de Conservação e Recuperação das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais – PMSA (Res. CADES 202/19).

 

 

Conforme o mapeamento técnico realizado pela SVMA para o Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA (Res. CADES 186/17), o parque possui remanescentes do bioma Mata Atlântica, incluindo Bosques Heterogêneos e Campos Gerais.

 

 

Segundo o Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/14), a área está dentro da Macrozona de Proteção Ambiental, e da Macroárea de Conservação e Recuperação. Além disso, do ponto de vista geotécnico é uma área imprópria à ocupação urbana. Também faz parte das Zonas Especiais de Preservação Ambiental – ZEPAM, que são porções do território destinadas à proteção de ocorrências ambientais isoladas, como remanescentes de vegetação significativa e paisagens naturais notáveis, por exemplo. As sessões do zoneamento das quais a área do parque pertence reforça ainda mais a necessidade da sua criação.

 

 

Fotos: Patrícia Prado
Cartografia: Caroliny Rangel