Confira o Abre e Fecha da SVMA no Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida

Parques municipais estarão disponíveis para a diversão de todos os jovens

No Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida (12/10) os parques municipais naturais e urbanos permanecerão abertos para toda população se divertir. O horário de funcionamento de cada unidade está disponível neste link.

Os serviços da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres serão realizados das 8h às 14h e o plantão telefônico das 8h às 17h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera não terá expediente entre os dias 12/10 e 15/10.

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais permanecerão fechados.

O Planetário do Carmo estará aberto das 12h30 às 19h na quinta-feira e das 12h30 às 18h na sexta-feira. O equipamento contará com uma a programação especial, confira:

 

Dia das Crianças (12/10)

  • 13h - Sessão de Planetário: "O Show da Luna"
  • 13h40 - Oficina: Lançamento de Foguetes
  • 15h - Sessão de Planetário: "O Show da Luna"
  • 16h - Oficina: Fósseis
  • 17h - Sessão de Planetário: Janela para o Universo
  • 18h - Sessão de Planetário: "Hoje no Céu"

Sexta-feira (13/10)

  • 13h - Sessão de Planetário: "O Show da Luna"
  • 13h40 - Oficina: Eletromagnetismo
  • 15h - Sessão de Planetário: "Hoje no Céu"
  • 17h - Sessão de Planetário: Janela para o Universo

Sábado (14/10)

  • 13h - Sessão de Planetário: "O Show da Luna"
  • 14h - Sessão de Planetário: "Hoje no Céu"
  • 15h - Observação do Eclipse Solar Parcial

 

Descrição das atividades:

Sessão de Planetário: "O Show da Luna"

Sobre: Luna é uma garota muito curiosa e cheia de perguntas. Apaixonada por ciências, ela adora fazer experimentos e brincar de faz de conta. E quando começa uma investigação, não desiste até encontrar uma resposta! Ou... uma pergunta! É que uma pergunta sempre traz mais perguntas e é por isso que a ciência é tão incrível! Por que as estrelas cintilam? Dá para andar nos anéis de Saturno? Existe vida em Marte? Por que Plutão não é mais um planeta? O que são constelações? Luna vai investigar estas e muitas outras questões científicas nesta viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço! Parceria: Pinguim Content.

Vagas: 160

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil.

 

Sessão de Planetário: "Hoje no Céu"

 

Sobre: Os recursos do Planetário permitem a contemplação de um céu que muitos já esqueceram: repleto de estrelas, como se não existisse poluição luminosa e nuvens. Com o planetário podemos viajar no tempo e no espaço e observar o céu de nossos antepassados, bem como o que nossos descendentes observarão no futuro. Nesta sessão mostraremos, ao vivo, o que de interessante podemos observar no céu do dia da apresentação em São Paulo, e de alguma outra data e outro local a ser revelado durante a sessão.

Vagas: 160

Inscrições: feitas no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil.

 

Oficina: Lançamento de Foguetes

 

Sobre: O desejo de exploração espacial, de visitar outros mundos e alcançar as estrelas está presente na humanidade desde sua origem. E hoje, essa jornada já começou. Com as missões espaciais, é possível enviar pessoas para além da Terra e realizar um sonho. Esta oficina mostra como um veículo espacial consegue escapar da Terra, simulando um programa espacial desde a construção até o lançamento do seu próprio foguete.

Vagas: 30

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada.

 

Oficina: Fósseis

 

Sobre: Desde os grandes dinossauros até as plantas microscópicas, os fósseis trazem aos cientistas os mais variados e importantes tipos de dados que nos fazem desvendar passados misteriosos. Quer saber um pouco mais sobre e botar a mão na massa? Venha ao planetário em nossa oficina de fósseis e descubra!

Vagas: 30

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada.

 

Sessão de Planetário: Janela para o Universo

 

Sobre: As belíssimas imagens do telescópio espacial Hubble nos impressionam e nos fascinam! São tantos objetos astronômicos que pode parecer muito fácil chegar a esses resultados. Entretanto, a história foi bem mais complicada. Como foi essa jornada? E o que o Hubble pôde nos ensinar sobre os planetas aqui perto no Sistema Solar até as galáxias mais distantes? O que tem na escuridão do céu profundo? E a partir de agora, as imagens do Hubble poderão ser associadas com o mais recente telescópio espacial: James Webb. Ele se baseia no legado de telescópios espaciais anteriores para ampliar ainda mais os limites do conhecimento humano, saber como foi a formação das primeiras galáxias e descobrir horizontes de novos mundos. Essa sessão abordará essas questões além de nos mostrar como esses telescópios conseguiram capturar a imaginação da humanidade.

Vagas: 160

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil.

 

Oficina: Eletromagnetismo

 

Sobre: A física do eletromagnetismo está presente em nosso cotidiano como nas televisões e lâmpadas. Ela também pode explicar fenômenos que consideramos fascinantes como as auroras. Mas o que faz com que elas existam? Como tudo isso ocorre? Como podemos entender tudo isso? Na oficina de Eletromagnetismo queremos explorar esses assuntos com o intuito de apresentar um pouco do comportamento dos materiais que geralmente reagem a essas forças eletromagnéticas. Pretendemos apresentar ao público instrumentos que complementam o conhecimento que será abordado durante a atividade e por fim, realizaremos um experimento com a participação do público que estará presente no local.

Vagas: 20

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada.

 

Observação do Eclipse Solar Parcial

 

Sobre: No dia 14 de outubro ocorrerá um evento fascinante: um eclipse solar. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo parte ou completamente sua imagem. Embora seja o mesmo evento, ele não é visto da mesma forma em todos os lugares da Terra. Quem estiver nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, verá apenas uma fração do Sol (uma ""mordida"") coberta pela Lua; o chamado eclipse parcial do Sol. Mas, para quem estiver nas cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA) o eclipse será anular. Eles terão a sorte de ver o famoso ""anel de fogo"" ao redor da Lua criado pelo nosso Sol. Durante um eclipse solar anular, a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica, o que faz com que seu tamanho aparente seja menor do que o tamanho aparente do Sol. Portanto, a Lua não consegue cobrir completamente o Sol, deixando uma parte do disco solar visível ao redor da borda da Lua. Assim como em qualquer tipo de eclipse solar, é fundamental tomar precauções para observar o fenômeno com segurança. Observar o Sol diretamente sem proteção adequada pode causar danos graves à visão. No Planetário do Carmo, ofereceremos uma alternativa segura por meio do uso de um dispositivo chamado Sunspotter, que projetará uma imagem do Sol. Dessa forma, teremos a chance de apreciar o eclipse desde seu início até o término, sem riscos. Convidamos você a se juntar a nós nesse evento espetacular!

Vagas: 160

Inscrições: são feitas no local do evento por ordem de chegada.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (educação de qualidade) e 15 (vida sobre a terra).

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais