#VemPassarinhar celebra 65 anos do Parque Ibirapuera

Fotografia de uma garça-moura à direita e os dizeres "#VemPassarinhar" com informações sobre data, horário e local à esquerda. 
Garças, marrecos e mergulhões: entre aproximadamente duzentas espécies de aves registradas, as aquáticas tornam as águas do lago do Ibirapuera ainda mais vistosas. Basta um passeio pela vegetação deste parque – e, talvez, um pouco de sorte – para encontrar sabiás, canários-da-terra, pintassilgos, papagaios, periquitos e maracanãs. Toda esta avifauna poderá ser contemplada na próxima quarta-feira (21), das 7h às 10h: neste dia, uma edição especial do #VemPassarinhar dará início aos festejos do 65º aniversário do Parque Ibirapuera.

O ponto de encontro para a saída a campo será em frente à sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), cujo acesso está no portão 7A do Ibirapuera. A atividade se encerra por volta das 10h, com uma parada para a contagem e o registro das espécies avistadas por meio do aplicativo e-Bird, etapa que contribui com a ciência e a conservação de aves no mundo inteiro. Não há necessidade de inscrições: basta comparecer ao parque para participar. É recomendado o uso de roupas leves, sapatos confortáveis e, se possível, binóculos e/ou máquinas fotográficas.

Divisão de Fauna Silvestre

Criada em 1993, a Divisão de Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) possui duas unidades: a primeira no Parque Ibirapuera – onde está instalada desde sua fundação – e outra no Anhanguera. A DFS é responsável principalmente por receber, tratar, reabilitar e devolver à natureza os animais silvestres encontrados em situação de risco. Há 26 anos, uma de suas principais preocupações é sensibilizar frequentadores de parques e munícipes sobre a importância da proteção da biodiversidade. Por isso, a observação de aves é sua principal ferramenta de educação ambiental e pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Resultado de uma parceria entre a Divisão da Fauna Silvestre, a SAVE Brasil e o Observatório de Aves do Instituto Butantan, o #VemPassarinhar cresce a cada edição e oferece uma série de benefícios ao bem-estar. A atividade ocorre mensalmente e possui um calendário anual. Somente neste ano, já passou pelo Instituto Butantan, pelo Avistar Brasil 2019 (evento na USP) e pelos parques Anhanguera, Cemucam e Natural Municipal Bororé. Nos próximos meses, o #VemPassarinhar deve voltar ao Instituto Butantan, ao Ibirapuera, e também chegar aos Parques Naturais Municipais Fazenda do Carmo e Jaceguava.

SERVIÇO
#VemPassarinhar no Parque Ibirapuera – Especial 65 anos
Data: 21 de agosto (quarta)
Horário: das 7h às 10h
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera (portão 7A)