Você conhece o Parque Pinheirinho d’Água?


Astrapeia, pitangueira, ipê-branco, e os ameaçados de extinção pau-brasil, pinheiro-do-paraná e jequitibá-rosa compõem a vegetação de uma das áreas verdes da região de Pirituba. Em meio a estas árvores, mora o ilustre guaxe, cujo canto é chamativo e o registro é raro na cidade. Outras aves compõem a sinfonia, como o pica-pau-do-campo e o joão-botina-do-brejo, endêmico da Mata Atlântica. No local, um destaque é o mirante com vista para o Pico do Jaraguá – talvez agora você saiba que estamos falando do Parque Pinheirinho d’Água.

Nem só de pássaros vive este parque, implantado para preservação da dimensão e das características paisagísticas. O caxinguelê, um pequeno mamífero, é um dos animais que podem ser encontrados no Pinheirinho, que também abriga principalmente insetos como joaninhas e borboletas – entre elas, está a borboleta-monarca, que migra por todo o continente americano. Ao todo, 93 espécies de fauna e 135 de flora dão vida à área verde localizada na Estrada das Taipas, no bairro do Jaraguá.

Dentro da rotina do parque, os frequentadores do parque encontram atividades como Tai Chi Pai Lin, dança circular, Lian Gong e oficinas de tear e artesanato. Todas elas são abertas ao público interessado, sendo que algumas são oferecidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do entorno. Para saber mais detalhes, basta acessar a programação fixa dos parques municipais e buscar pelo Pinheirinho d’Água. Caso faça uma visita, não se esqueça de compartilhar os registros com a gente: basta marcar a #VemProParque nas fotos das redes sociais.