Solstício de Verão marca início da nova estação


Temperaturas altas e chuvas intensas à tarde: a temporada mais quente do ano se aproxima e as principais características já podem ser sentidas desde os últimos dias. O verão começa nesta sexta (21), exatamente às 20h23, e promete ultrapassar a média histórica de 31.5°C para a estação, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE).

A transição de estações é causada pelo movimento de translação, ou seja, pelo percurso feito pela Terra ao redor do Sol, e ocorre por meio de um evento chamado solstício, que marca também o início do inverno, em junho. Assim como o equinócio, que indica a chegada do outono e da primavera, este fenômeno marca o momento de entrada da nova estação, cuja data e horário exatos são definidos por meio de cálculos astronômicos.

Devido à inclinação do planeta, o solstício provoca maior tempo de insolação (quantidade de horas de sol) e, portanto, dias com maior duração. Por isso, o verão é a época perfeita para os passeios ao ar livre nos parques municipais. Para aproveitar a programação oferecida sem transtornos, é importante tomar a vacina contra a febre amarela e usar filtro solar, já que este período é favorável para a reprodução do mosquito transmissor das arboviroses, e possui maior incidência dos raios ultravioleta (UV), cujo efeito cumulativo é fator de risco para o câncer de pele.

Aproveite e compartilhe com a gente as suas fotos nos parques: basta postar nas redes sociais e marcar com a #VemProParque!