Capital tem Dia “D” de combate às arboviroses neste sábado (24)


A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde terá mais de 24 mil profissionais de saúde nas ruas, unidades e postos volantes para orientação, eliminação de criadouros e vacinação. O Dia “D” visa intensificar as Ações de Prevenção das Arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela*), causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Proteção Ambiental (APAs), Agentes de Controles de Endemias (ACEs), enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de médicos, estarão nas ruas para orientação, distribuição de material educativo, eliminação de criadouros, limpeza de pontos estratégicos, e nas unidades ou postos volantes para vacinação contra a febre amarela.

Todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas, excepcionalmente neste sábado, para vacinação contra a febre amarela e realizando busca ativa casa a casa. As ações extramuros tiveram início no começo de novembro em locais de grande circulação de pessoas. A meta é imunizar 95% da população. No dia 8 de novembro, a Prefeitura de São Paulo lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, com providências técnicas e práticas intersecretariais para o combate e a prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade.

Desde 29 de outubro, a SMS está realizando a capacitação de 8,5 mil ACSs e 240 APAs, que deve ser concluída até o final do mês. Os trabalhos de controle vetorial abrangem não apenas a área técnica, mas a garantia de insumos, maquinários e veículos em pleno funcionamento, além de equipes capacitadas para a realização de ações de bloqueio e medidas de contingenciamento. As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h e o munícipe pode encontrar o posto mais próximo de sua residência através deste link. A lista com os postos volantes e horários de funcionamento pode ser acessada aqui.