Dia de Proteção às Florestas é celebrado nesta sexta-feira

Hoje (17) é comemorado o “Dia de Proteção às Florestas”, data lembrada em todo território nacional. A celebração nasceu a partir da exaltação do Curupira, importante membro do folclore brasileiro. Conhecido pelos cabelos vermelhos e os pés virados para trás, o personagem sempre foi associado à proteção das matas, resguardando as florestas de caçadores e agressores do meio ambiente.

As florestas são um tipo de vegetação de extrema importância para saúde do planeta e muito importantes, por exemplo, para manutenção do ciclo de chuvas de determinada região e, consequentemente, para estabilização do clima de determinado lugar. Além disso, elas abrigam diversas espécies de animais e plantas, principais afetados com as intervenções humanas em seus habitats.

O município de São Paulo possui inúmeras áreas de florestas em seu território. Alguns destes locais são tão importantes, que a preservação é definida por lei. As Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) administradas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por exemplo, são locais que têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

As áreas remanescentes de Mata Atlântica são outro ponto essencial de preservação. Muitas destas áreas contêm nascentes de rios importantíssimas para sobrevivência de algumas espécies, inclusive a espécie humana. O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de São Paulo, desenvolvido pela SVMA e integrado ao Plano Diretor Estratégico (PDE) do município, é uma importante ferramenta para que as florestas de Mata Atlântica possam ser preservadas e recuperadas na capital. Com o PMMA, que está em processo de elaboração, o mapeamento destes locais e suas peculiaridades serão importantes para suprir as necessidades dos paulistanos e de outras espécies de animais e plantas.