UMAPAZ realiza 12ª edição do Programa ‘Carta da Terra em Ação’

Por meio de aulas e palestras, o programa promove ações de educação e formação ambiental na cidade

Fundado nos princípios da cidadania e da participação social, o programa Carta da Terra em Ação, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), equipamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), teve mais um encontro no último dia 18 de junho. A iniciativa tem como objetivo principal formar agentes socioambientais urbanos, ou seja, capacitar cidadãos para disseminar técnicas e realizar projetos socioambientais por toda a cidade. 

A participação no curso, que tem duração total de 100 horas, é feita por meio de inscrição. Atualmente na 12ª turma, o Carta da Terra em Ação também se caracteriza por fortalecer a atuação dos Polos de educação Ambiental, por meio de aulas teóricas e ações práticas. Um polo é um local de encontro público, onde existe integração entre os diversos segmentos da sociedade civil com o poder executivo, realizando ações que visam contribuir cultural, social e ambientalmente com a cidade.

Divididos em grupos territoriais, que abrangem as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro, os participantes mapearam as ações e serviços sociais, sejam políticas públicas ou de iniciativa da população, que já acontecem em suas regiões. A partir desse mapeamento, com base em uma planta geográfica disponibilizada pela SVMA, são identificadas as principais demandas e potencialidades de cada zona, permitindo o planejamento de ações futuras nos bairros e comunidades.

Após o mapeamento, os alunos começaram a focar nos planos de ação concretos, que serão realizados até o mês de outubro. Com a parceria dos técnicos do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD), que também contribuem para formação e educação ambiental em todas regiões de São Paulo, foram apresentadas algumas propostas possíveis de atuação no território, com base nos temas apontados pelos próprios participantes.

Em busca de uma cidade mais sustentável, o Carta da Terra em Ação se mostra como uma iniciativa que promove a transformação social protagonizada pela população paulistana. Ocupação dos espaços públicos, disseminação de valores e metodologias de ensino-aprendizagem e a formação de uma rede compartilhada de ações são apenas alguns dos frutos gerados pelo programa.