AR Programas e projetos
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Inspeção Veicular Para melhorar a qualidade do ar na cidade de São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente implantou o Programa de Inspeção Veicular Ambiental em 2008, o primeiro deste tipo no Brasil a ser implantado em âmbito municipal. O programa foi implantado gradativamente e hoje já atinge obrigatoriamente a totalidade da frota licenciada na cidade de São Paulo. Em 2008 foram inspecionados os veículos a diesel, frota mais poluente. Em 2009, além da frota a diesel, a inspeção se estendeu a motos e parcela dos carros licenciados. Em 2010 o programa tornou-se obrigatório para toda a frota registrada. A inspeção veicular é, antes de tudo, uma necessidade de saúde pública. Estudos do Laboratório de Pesquisa Atmosféricas da USP estimam que vive-se em média um ano e meio a menos em São Paulo devido à poluição dos veículos.
Para saber mais sobre o programa, acesse aqui. |
Transporte Público A Prefeitura está investindo em transporte mais limpo, seja através da implantação de corredores de ônibus ou ainda de incentivo ao transporte cicloviário. Foi criada a Ecofrota, que inclui 60 ônibus movidos a etanol rodando pela cidade. O uso do biodiesel na frota pública foi ampliado para 20% (antes o teor era 5%), e o diesel de cana está sendo testado em cerca de 20 ônibus. |
Trólebus A Secretaria do Verde apóia o uso do trólebus, veículo elétrico. São Paulo tinha a maior frota de trólebus do país. A Prefeitura bloqueou a venda dos últimos 200 trólebus em 2005, providenciando manutenção e modernização da frota. Carros novos estão sendo agregados à frota e a Prefeitura assumiu a manutenção da rede elétrica.. O futuro Corredor de Ônibus da Celso Garcia dará prioridade a este tipo de veículo, que além de totalmente limpo, é silencioso e confortável.
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Bicicleta Pela primeira vez a bicicleta foi colocada no horizonte das políticas públicas da cidade. Ciclovias, ciclofaixas e cicloredes estão em implantação em São Paulo. Redes de bicicletários estão se formando, facilitando o transporte via bicicleta. Ao instituir o grupo PróCiclista em 2006, com representantes de vários órgãos da Prefeitura, a cidade partia de uma realidade de 19 km de ciclovias existentes em parques municipais e resquícios de ciclovias nas avenidas Sumaré e Faria Lima para cerca de 300 mil pessoas que já utilizavam a bicicleta como meio de transpor te na época, mesmo sem que houvesse infra-estrutura para isso. . A Prefeitura de São Paulo investe, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), em vários programas para tornar o trânsito mais seguro para bicicletas na vias da Capital. Enquanto trabalha a convivência compartilhada entre ciclistas e motoristas, a SMT amplia a infraestrutura exclusiva para os ciclistas.
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Dia Mundial Sem Carro Desde 2005 a Prefeitura aderiu ao Dia sem Carro, promovendo o debate e atividades diversas em parceria com cicloativistas e outras entidades. |
Diesel 50 (diesel mais limpo) O transporte limpo passa também pela melhoria do combustível. A Secretaria do Verde iniciou em 2005 a campanha nacional pelo Diesel 50 (diesel mais limpo). Foi uma das articuladoras da campanha nacional pelo diesel mais limpo, uma dívida da Petrobrás, Agência Nacional de Petróleo e Anfavea. Foi da SVMA a iniciativa de cobrar da Petrobrás 2005,o cumprimento da Resolução CONAMA 315/2002 . |
Veja também: Síntese do inventário de emissões de gases de efeito estufa PORTARIA No: 80/ 2005/ SVMA |
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