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Programas e projetos

 

Inspeção Veicular

Para melhorar a qualidade do ar na cidade de São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente implantou o Programa de Inspeção Veicular Ambiental em 2008, o primeiro deste tipo no Brasil a ser implantado em âmbito municipal. O programa foi implantado gradativamente e hoje já atinge obrigatoriamente a totalidade da frota licenciada na cidade de São Paulo. Em 2008 foram inspecionados os veículos a diesel, frota mais poluente. Em 2009, além da frota a diesel, a inspeção se estendeu a motos e parcela dos carros licenciados. Em 2010 o programa tornou-se obrigatório para toda a frota registrada.

A inspeção veicular é, antes de tudo, uma necessidade de saúde pública. Estudos do Laboratório de Pesquisa Atmosféricas da USP estimam que vive-se em média um ano e meio a menos em São Paulo devido à poluição dos veículos.

 

                                                     Para saber mais sobre o programa, acesse aqui.

Transporte Público

A Prefeitura está investindo em transporte mais limpo, seja através da implantação de corredores de ônibus ou ainda de incentivo ao transporte cicloviário.
O apoio ao programa de expansão do metrô é também ação importante na melhoria da qualidade do ar. A Prefeitura está promovendo a renovação da frota de ônibus, implantando o Expresso Tiradentes e fazendo experiências com a frota pública no sentido de testar outras matrizes de combustível que não o de origem fóssil. A Lei de Mudança Climática da Prefeitura estabelece, inclusive, a troca da matriz fóssil nos transportes públicos até o ano de 2018.

Foi criada a Ecofrota, que inclui 60 ônibus movidos a etanol rodando pela cidade. O uso do biodiesel na frota pública foi ampliado para 20% (antes o teor era 5%), e o diesel de cana está sendo testado em cerca de 20 ônibus.

Trólebus

A Secretaria do Verde apóia o uso do trólebus, veículo elétrico. São Paulo tinha a maior frota de trólebus do país. A Prefeitura bloqueou a venda dos últimos 200 trólebus em 2005, providenciando manutenção e modernização da frota. Carros novos estão sendo agregados à frota e a Prefeitura assumiu a manutenção da rede elétrica.. O futuro Corredor de Ônibus da Celso Garcia dará prioridade a este tipo de veículo, que além de totalmente limpo, é silencioso e confortável.
O trólebus é o veículo campeão em limpeza e conforto.

 

Bicicleta

Pela primeira vez a bicicleta foi colocada no horizonte das políticas públicas da cidade. Ciclovias, ciclofaixas e cicloredes estão em implantação em São Paulo. Redes de bicicletários estão se formando, facilitando o transporte via bicicleta. Ao instituir o grupo PróCiclista em 2006, com representantes de vários órgãos da Prefeitura, a cidade partia de uma realidade de 19 km de ciclovias existentes em parques municipais e resquícios de ciclovias nas avenidas Sumaré e Faria Lima para cerca de 300 mil pessoas que já utilizavam a bicicleta como meio de transpor te na época, mesmo sem que houvesse infra-estrutura para isso. .
Desde a criação do Pró-Ciclista, promoveu-se articulação junto ao Metrô, à CPTM e aos órgãos municipais, e como resultado disso os ciclistas já contam com bicicletários em estações de metrô e trem, empréstimo de bicicletas (parceria entre SVMA, Instituto Parada Vital e Porto Seguro) e com a possibilidade de transportar sua bicicleta em vagões de metrô e trem aos finais de semana e feriados. Foram implantados paraciclos em escolas, bibliotecas, parques e órgãos públicos.
Foram confeccionadas cartilhas, usadas em ações educativas junto a motoristas de ônibus da capital. O serviço de entregas da SVMA atualmente é realizado por ciclistas.

A Prefeitura de São Paulo investe, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), em vários programas para tornar o trânsito mais seguro para bicicletas na vias da Capital. Enquanto trabalha a convivência compartilhada entre ciclistas e motoristas, a SMT amplia a infraestrutura exclusiva para os ciclistas. 

 

Dia Mundial Sem Carro

Desde 2005 a Prefeitura aderiu ao Dia sem Carro, promovendo o debate e atividades diversas em parceria com cicloativistas e outras entidades.

                                                                                                                             Veja mais

Diesel 50 (diesel mais limpo)

O transporte limpo passa também pela melhoria do combustível. A Secretaria do Verde iniciou em 2005 a campanha nacional pelo Diesel 50 (diesel mais limpo). Foi uma das articuladoras da campanha nacional pelo diesel mais limpo, uma dívida da Petrobrás, Agência Nacional de Petróleo e Anfavea. Foi da SVMA a iniciativa de cobrar da Petrobrás 2005,o cumprimento da Resolução CONAMA 315/2002 .

  

 

Veja também:

Síntese do inventário de emissões de gases de efeito estufa

PORTARIA No: 80/ 2005/ SVMA
REGULAMENTA OS PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE AMBIENTAL DA INSTALACAO E DA OPERACAO DE SUBESTACOES E DE LINHAS DE TRANSMISSAO DE ENERGIA ELETRICA DO MUNICIPIO
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PROGRAMAS E PROJETOS SVMA