Dia Sem Carro - 22 de Setembro

 

  

 Dia Sem Carro 2009

 

 

Acesse aqui o site do Instituto AKATU. Nele você encontrará um aplicativo que possibilita visualização do quanto é possível cada um contribuir para a sustentabilidade por meio de suas escolhas de transporte e incentiva a busca de alternativas ou soluções para minimizar o impacto do uso dos veículos nas grandes metrópoles.

Dia Sem Carro 2008

Acesse o material gráfico produzido pela SVMA:

mica (cone)
mica (dados)
mica (cabide)

Sobre o Dia Sem Carro 

O Dia Sem Carro é mundialmente celebrado em 22 de setembro. Foi implantado pela primeira vez na França, em 1997e em São Paulo a prefeitura realiza ações desde 2005.

Muito além de um dia especial onde as pessoas deixariam de utilizar seus automóveis, o Dia é um momento de reflexão e mobilização acerca do uso de modos sustentáveis de transporte, do atual modelo e suas conseqüências ambientais (tais como poluição, saúde), econômicas (custos decorrentes), sociais (exclusão), urbanas (caos urbano, baixa qualidade de vida) e culturais (violência no transito, cultura individualista).

 

CIDADE COMEÇOU A SE ENGAJAR NA MANIFESTAÇÃO MUNDIAL EM 2005

A Prefeitura de São Paulo foi pioneira na promoção do debate e de atividades voltadas à campanha Dia sem Carro nos anos de 2005 e 2006. De 2007 para cá, um grupo cada vez maior de pessoas e entidades tem se articulado em torno da data. A Prefeitura participa e apóia todas essas atividades.

Em 2005, a participação da Prefeitura se deu com a adesão de vários secretários municipais, que fizeram suas atividades do dia 22 sem uso de carro, usando transporte público, ou ainda se deslocando a pé entre um compromisso e outro.

Em 2006 o envolvimento da comunidade de ciclistas organizados foi mais amplo. E pelo segundo ano consecutivo autoridades do governo municipal deram o exemplo, utilizando ônibus, metrô, bicicleta e outros meios alternativos de transporte. No dia 20 de setembro foi realizado por ongs ligadas ao ciclismo, com apoio da Secretaria do Verde, o I Desafio Intermodal de São Paulo.

Nos anos seguintes, 2007 e 2008, a mobilização da sociedade civil organizada foi se ampliando cada vez mais e hoje a cidade de São Paulo conta com uma programação bastante consolidada, utilizando a data mundial como mote para discutir a questão da mobilidade como um todo