UMAPAZ celebra 18 anos com programação especial nos dias 30 e 31 de janeiro

Coordenação se prepara para lançar este ano o primeiro Plano Municipal de Educação Ambiental da Cidade de São Paulo (PMEA-SP)

Criada em 2006, a UMAPAZ - Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz/ Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, está completando 18 anos neste dia 25 de janeiro.

O equipamento faz parte da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e é responsável pela promoção da educação ambiental na cidade, oferecendo atividades e cursos que incentivam a participação social visando melhorias no âmbito ambiental e na cultura de paz, através conscientização sobre os cuidados com os recursos naturais e a importância do equilíbrio para uma convivência harmônica entre a natureza e a sociedade.

Ao todo, cinco equipes formam a UMAPAZ, são elas: Escola Municipal de Jardinagem (EMJ), Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ), Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DDPEA), Divisão do Planetário Municipal (DPM) e a Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP). As equipes são formadas por profissionais de diferentes formações e saberes, permitindo a concepção e o desenvolvimento de programas e atividades numa esfera inter e transdisciplinar. Apesar do nome, não há graduações disponíveis, apenas cursos de capacitação focados nas áreas ambiental e social.

Segundo Meire Abreu, diretora da UMAPAZ, "a celebração dos 18 anos da UMAPAZ representa a consolidação de uma trajetória crescente e comprometida com a preservação das vidas e do futuro dos munícipes de São Paulo, fruto dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na prefeitura desta cidade.”

Além disso, está sendo desenvolvido o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP), formulado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e dos planos municipais PlanClima SP, Plano Municipal de Educação (PME) e Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), visando a educação por toda a capital voltada à cidadania crítica, sustentabilidade socioeconômica e cultura de paz.

“Nesses 18 anos de atuação a UMAPAZ teve como diretriz o reconhecimento e a consolidação das políticas de educação ambiental para o município, sempre com um olhar inovador e próximo dos diferentes territórios. Suas atividades difundem a consciência ambiental como propulsora de qualidade de vida, bem-estar e resiliência num ambiente altamente urbano como o nosso. Uma cidade como São Paulo precisa de um olhar transversal para o tema e é isso que vamos colocar em prática com o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP)”, ressalta o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.

“Em 2022 a UMAPAZ deu início à elaboração do primeiro Plano Municipal de Educação Ambiental da cidade, o PMEA-SP, uma declaração contendo os objetivos, metas e estratégias para a área de educação ambiental nos próximos 10 anos, que foi feito a muitas mãos. A população participou no território das subprefeituras, mas também participou de nossas oficinas de escuta e contribuiu online antes, durante e depois da entrega do documento. A sociedade civil organizada, que é parceira permanente da Prefeitura nessa política, ajudou a desenhar a pesquisa de opinião e levantamento, enquanto os servidores públicos foram consultados para ancorar e coordenar bem nossas ações. A chave para tudo isso é a educação e sensibilização, feita da melhor maneira, com criatividade, paciência, delicadeza e consistência, para deixarmos um legado pacífico, sustentável e duradouro às futuras gerações", completa Meire.

Para celebrar seus 18 anos de atuação, a UMAPAZ terá uma programação especial entre os dias 30 e 31 de janeiro, recebendo especialistas para tratar de temas como ‘Desafios da Educação Ambiental na perspectiva da emergência climática e seus atores do local para o global’, ‘Panorama histórico dos últimos 18 anos de Educação Ambiental no território nacional e no município de São Paulo’ e a ‘Carta da Terra Nacional e na UMAPAZ’.

Dentre as presenças confirmadas estão Rodrigo Ravena, secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente; Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; José Renato Nalini, secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo; Omar Cassim Neto, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação; Laura Ceneviva, coordenadora da Assessora Técnica do Clima da SVMA; Rachel Trajber, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Thaís Brianezi, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental.

Confira a programação completa de aniversário e inscreva-se para participar!


 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 4 (Educação de Qualidade), 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 (Parcerias em prol das metas).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais