Aniversário 18 anos UMAPAZ

topo

Aniversário 18 anos UMAPAZ

Dia: 30 e 31/01/2024, terça e quarta-feira.
Horário: 8h30 às 15h.

Não vai conseguir vir comemorar presencialmente com a gente? Acompanhe a transmissão ao vivo.

 

Descrição

O objetivo deste evento é promover a celebração deste percurso de 18 anos de trabalho árduo, vividos disseminando educação ambiental no município e sendo referência para outros municípios do nosso país, e também promover uma reflexão crítica sobre onde estamos neste momento histórico e como podemos trabalhar de modo mais integrado e alinhado, somando esforços para o bem comum diante dos desafios que se fazem presentes neste momento. Para essa celebração contaremos com mesas de discussão com especialistas do mais alto padrão tratando de temas urgentes como “Desafios da Educação Ambiental na perspectiva da emergência climática e seus atores do local para o global"; “Panorama histórico dos últimos 18 anos de Educação Ambiental no território nacional e no município de São Paulo” e “Carta da Terra Nacional e na UMAPAZ”

Conteúdo Programático

Dia 30/01 - terça-feira

8h30 - Café de boas vindas.

9h - Mesa de abertura com as autoridades presentes.

9h30  - Panorama histórico dos últimos 18 anos de Educação Ambiental no território nacional e no município de São Paulo.

Convidados:
- Marcos Sorrentino - Ministério do Meio Ambiente;
- Rodrigo Ravena - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente;

11h - Desafios da Educação Ambiental na perspectiva da emergência climática e seus atores – do local para o Global.

Convidados:
- José Renato Nalini - Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas,
- Rachel Trajber - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais;
- Laura Ceneviva - Secretaria do Verde e Meio Ambiente;
- Thaís Brianezi - Universidade de São Paulo e Presidenta do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental.

Mediação:
Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh

 

12h - Almoço

14h - Lançamento da exposição Infância e Natureza – Mostra dos trabalhos do Ateliê Carambola e de coleta de dados realizados por meio da escuta das crianças realizadas para o Plano Municipal de Educação Ambiental.

Convidados:
- Giovana Barbosa de Souza - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente/CEA UMAPAZ;
- Jo Pareja - Escola Ateliê Carambola

 


Dia 31/01 - quarta-feira

9h - Café de boas Vindas

10h – Roda de Conversa Carta da Terra

Convidados:
- Ricardo Young - Vice-presidente do Conselho da Carta da Terra
- Rose Inojosa - Educadora filiada a Carta da Terra
- Pedro Ivo - Co-fundador da Teia Carta da Terra Brasil
- Débora Pontalti - Coordenadora do Programa Carta da Terra em Ação na UMAPAZ
- Alexandre Domingos - Carteiro e educador ambiental formado na 18ª turma
- Eliz Sant - Carteira e educadora ambiental formado na 15ª turma

11h30 - Perguntas

12h - Encerramento

Coordenação

Meire Aparecida Fonseca de Abreu
Giovana Barbosa Souza
Débora Pontalti
 

Facilitação

Alexandre Domingos
Carteiro formado pela 18ª Turma do Carta, catador de materiais recicláveis e educador ambiental. Fundador e líder do projeto educacional “Espaço Haja Luz”, na Serra da Cantareira, um local que visa o desenvolvimento humano e o fomento de diálogos e ações socioambientais. Atua como voluntário no projeto “Observando os Rios - SOS Mata Atlântica”.

Débora Pontalti
Bióloga, bacharel em Turismo e mestre em cidades inteligentes e sustentáveis. Há vinte anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória e em cidadania ativa. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Eliz Santos
Carteira formada pela 15ª turma do Carta, autista, pedagoga e educadora popular com especialização em gestão de projetos sociais, inclusão e educação para regeneração. Entusiasta da Carta da Terra, Bem-Viver e metodologias participativas. Atua no Terceiro Setor há mais de 10 anos nas áreas de educação, combate à pobreza e direito à cidade, com projetos realizados junto a OSCs como a Teto Brasil, AIESEC, PNUD e Instituto Crescer.

Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh
Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007-2011), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2017-2019). Especialista em Governo, Políticas Públicas e Planejamento Local na Universidade Castilha de La Mancha (2017). Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2019). Atuou no Ministério da Educação - MEC como Analista Técnica de Políticas Sociais - ATPS, entre 2014 e 2016. Entre 2016 e 2019, atuou como Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - APPGG na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde junho de 2019 é integrante da Coordenação de Monitoramento do Programa de Metas na Secretaria de Governo Municipal e apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na cidade de São Paulo.

Giovana Barbosa de Souza
Atua com assessora técnica na SVMA/ UMAPAZ - Coordenação de Educação Ambiental e Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente; formada em Relações Públicas; Especialista em Educação Infantil; especialista em Filosofia e Natureza e mestre em Direitos Humanos e Processos Democráticos pela Universidade de Padova, na Itália. Coordenada os programas: Bem viver na Infância, Escolas Sustentáveis e Novos Camoinhos Idealizadora da Apoema – Educação, Direitos Humanos e Sustentabilidade.

Jo Pareja
Professora, Graduada em Pedagogia pela PUC – São Paulo com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, Pós-Graduada em Artes - Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais. Experiência como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da primeira infância com foco no currículo para a Educação Infantil. Participou de Grupos de Estudos na cidade de Reggio Emilia (Itália) Aprofunda sobre os Princípios Éticos, Estéticos e Políticos da Abordagem Reggiana no grupo de Estudo desde 2013. Hoje é diretora e formadora na Escola Ateliê Carambola.

Laura Lucia Vieira Ceneviva
Arquiteta e urbanista, especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Berlin, Alemanha, com mestrado em Estruturas Urbanas Ambientais pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente, exerce a Secretaria Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo. Foi, durante alguns anos, Coordenadora do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) e do Conselho do Fundo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Confema) do Município de São Paulo. Foi também a Coordenadora do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários - Pro-Ciclista desde sua criação, em 2006, até que essa coordenação foi transferida para o Secretário Municipal de Transportes em 2009. Foi, também, a primeira Secretária Executiva do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas mais Limpas.

Marcos Sorrentino
Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutorados: no Departamento de Psicologia Social da USP (1999); no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010) e na Universidade da Coruña/Galícia/Espanha (2018). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Em 1988 ingressou no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordenou o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) até 2020. Neste mesmo departamento foi professor associado (livre-docente) de 2011 a 2019 e desde então é professor aposentado sênior. É professor visitante da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia desde agosto de 2021.Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima desde fevereiro de 2023. (Fonte: Currículo Lattes)

Pedro Ivo Batista
- Sociambientalista e Educador Popular.
- Presidente da Associação Alternativa Terrazul, entidade filiada a Carta da Terra Internacional
- Cofundador e membro do Círculo de Organizador da Teia Carta da Terra Brasil
- Conselheiro do CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente
- Conselheiro do Conselho Nacional de Participação Social da Secretária Geral da Presidência da República do Brasil
- Integrante da Coordenação Nacional do FBOMS - Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Vice-Presidente do IDS - Instituto Democracia e Sustentabilidade
- Presidente do Conselho Curador da Fundação Esquel
- Membro do Conselho do Cirat - Centro Internacional de Água e Transdiciplinaridade
- Integrou a Coordenação de Programa do Presidente Lula e foi o Relator do GT do Governo de Transição do Presidente Lula para o Meio Ambiente
- Ex-Assessor da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Ex-Coordenador da Conferência Nacional de Meio Ambiente do Brasil, Ex-Coordenador da CPDS/Agenda 21 Brasileira
- Ex-Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza

Rachel Trajber
Possui graduação em Língua e Literatura Francesa - U Haifa / USP (revalidação) (1978), mestrado em Antropologia - Purdue University (1982) e doutorado em Antropologia - Purdue University (1988) / revalidação UFSCar (2014). Responsável pelo projeto Cemaden Educação no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/ MCTI desde 2014. Pesquisadora do projeto Dados à prova d'água: engajando stakeholders na governança sustentável dos riscos de inundação para resiliência urbana. Atuou em posições de direção em organizações não-governamentais e é membro do Conselho do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e do Instituto ECOAR para a Cidadania. Foi Coordenadora-Geral de Educação Ambiental / MEC (2004 a 2012). Atuação: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, ERRD - Educação para a Redução de Riscos de Desastres e Políticas Públicas. 

Ricardo Young
Empresário, nascido em São Paulo, foi presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas. É pós-graduado em administração de empresas, e, à frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Initiative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Membro dos Conselhos de Organizações não governamentais como Instituto Ethos e UniEthos, IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade. Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo. Foi um dos pioneiros em disseminar a Carta da Terra no Brasil. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Foi vereador da cidade de São Paulo, e acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão.

Rodrigo Pimentel Pinto Ravena
Secretário do Verde e do Meio Ambiente. Natural da cidade de São Paulo, Rodrigo Pimentel Pinto Ravena é formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Civil pela PUC-SP. Foi docente de Direito Comercial na Faculdade de Administração da FAAP. Iniciou na vida pública em 1981, quando foi aprovado em concurso público para a Câmara Municipal de São Paulo. Em sua trajetória dentro do Legislativo, integrou a Assessoria da Diretoria Geral (1999 a 2002). Em 2004, foi assessor da Primeira Secretaria da Mesa. No biênio seguinte, passou a fazer parte da Secretaria de Recursos Humanos. Nos anos de 2006 a 2012, foi Secretário de Infraestrutura e, por último, de 2013 a 2015, atuou como Secretário-Geral Administrativo. De novembro de 2015 até dezembro de 2016, atuou como Secretário do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo e, de fevereiro de 2018 até 01 de maio de 2023, como Chefe de Gabinete da mesma Secretaria Verde e Meio Ambiente.

Rose Marie Inojosa
Facilitadora de Cursos sobre a Carta da Terra e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pelo Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com UPeace. Idealizadora do Programa Carta da Terra: Formação de Agentes Socioambientais, da UMAPAZ. Atual Conselheira e ex-Diretora da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Conselheira da Associação Saúde da Família e da Aliança pela Infância. Organizadora da coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável Metodologias e Experiências e do livro on-line Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso. Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros temas. PHD em Saúde Pública (USP) e Mestre em Ciências da Comunicação (USP).

Thaís Brianezi
Graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - Ufam (2007) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo, presidenta do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e conselheira da Action Aid Brasil, integrante da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de editora adjunta da revista Ambiente & Sociedade e co-coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas de Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) e do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental em Contextos Não Escolares do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Tem experiência na área de Comunicação e Sociedade, Jornalismo e Educomunicação, com ênfase na problemática socioambiental, atuando principalmente como pesquisadora, professora, analista de projetos e políticas públicas. Desde julho de 2022 é professora do Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP) e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Educomunicação (Labidecom).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

     

    

 

Sobre

Público: Interessados.

Dias: 30/1 e 31/1/2024, terça e quarta-feira.

Horário: 8h30 às 15h

Local: UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

  

Não vai conseguir vir comemorar com a gente? Acompanhe ao vivo.

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •