Consulta Pública do Planpavel vai ficar disponível até dia 18 de outubro

O munícipe pode participar por 21 dias, desde 28 de setembro

 A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, lançou, no dia 28 de setembro, a Consulta Pública do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), o término está previsto para acontecer no dia 18 de outubro próximo.

 O principal objetivo do Plano é melhorar a governança e gestão das áreas protegidas, das áreas verdes e dos espaços livres, e também aumentar a cobertura vegetal, ampliar e requalificar os parques, as praças, os cursos d´agua, e espaços livres públicos destacou a arquiteta-urbanista e coordenadora do Plano, Hélia Pereira.  "É fundamental a participação da sociedade. Convidamos a todos a colaborar na construção desse Plano, para registrar as propostas de ampliação, requalificação dos parques, praças e outras áreas verdes no Mapa Colaborativo e avaliar as ações que foram propostas para o plano". O munícipe poderá participar pelo site:

Para subsidiar as contribuições, a consulta pública conta com um material de apoio constituído por um Caderno de informações básicas sobre o sistema, um glossário das ações propostas e os resultados das pesquisas com os frequentadores, administradores e membros dos conselhos gestores dos parques municipais.

 O PLANPAVEL é uma das ações prioritárias do Sistema Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres estabelecido pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, e tem estreita interface com os Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA) e de  Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA), já elaborados; e com os Planos Municipais de Arborização Urbana (PMAU) e de Ação Climática (PLANCLIMA), que estão em elaboração.

Elaboração

O Grupo de Trabalho Intersecretarial responsável pela elaboração do PLANPAVEL é formado por representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), responsável pela coordenação do plano; pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU); e pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).

 

Objetivo

O objetivo do PLANPAVEL é definir uma política de gestão e provisão de áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental do município de São Paulo. A elaboração dessa política é direcionada a todo o conjunto de áreas enquadradas nas diversas categorias protegidas pela legislação ambiental, de terras indígenas, de áreas prestadoras de serviços ambientais, das diversas tipologias de parques e áreas verdes, de logradouros públicos, de espaços vegetados e de espaços não ocupados por edificação coberta, de propriedade pública ou particular.

 Pesquisa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realizou uma pesquisa com frequentadores de parques para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL).

O questionário on-line foi respondido por 3.071 pessoas, e ficou disponível  por 47 dias, de 15 de setembro a 31 de outubro de 2019.  A pesquisa apontou o perfil dos frequentadores dos parques municipais, opinião sobre infraestrutura, segurança e facilidade de acesso aos parques, a frequência de visitação, os principais meios de transporte utilizados, entre outros aspectos. Veja o relatório completo https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/PLANPAVEL_Relat%c3%b3rio%20Pesquisa%20com%20Frequentadores%20de%20Parques_completo.pdf