7º Congresso GIFE discute a acessibilidade e desenvolvimento social através do esporte

Foram apresentadas ideias e projetos para atender melhor as pessoas com necessidades especiais

Texto: Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


Nesta segunda (26), foi realizado o 7º Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) que teve como tema o esporte como ferramenta para desenvolvimento social.
 
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação está envolvida em diversas ações nesse sentido e o Secretário Bebetto Haddad compôs a mesa de discussões. Também estava presente o Secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.

“A SEME tem grande preocupação em formular políticas públicas capazes de tornar o esporte acessível a todos. Para isso estamos adaptando nossos aparelhos na cidade de São Paulo”, disse Haddad.

As evoluções em prol da acessibilidade podem ser vistas no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, que conta com academia específica para pessoas com dificuldades de mobilidade ou outras necessidades especiais.

Além do COTP, os Clubes Escola também estão sendo adaptados. No Pelezão, as piscinas, os banheiros e vestiários são acessíveis, e o ginásio conta com rampas. Há também uma parceria com o serviço ATENDE da SPTrans, para transporte das pessoas com necessidades especiais, desde sua casa até o Clube. (Veja mais aqui).

No Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) estão sendo testadas as cadeiras anfíbias, que serão implantadas em diversos locais por conta de seu sucesso e praticidade.

Outros programas também estão inovando, como o Bike Tour, que teve oito mil bicicletas adaptadas, as Corridas de Rua, que contam com a participação tanto de cadeirantes como de deficientes visuais, e a Virada Esportiva, que tem diversas atividades acessíveis a todos, independente de alguma deficiência, como o futebol society, tênis, judô, natação, atletismo, etc.

“Queremos e temos como projeto adaptar todas as nossas atividades, equipamentos e dia-a-dia para que as pessoas tenham facilidades, sejam elas deficientes ou não. Estamos abertos a iniciativas para alcançar nossos objetivos e levar a acessibilidade a todos”, finalizou o Secretário de Esportes, Bebetto Haddad.