Centro de Documentação e Biblioteca da SEME

Pratique informação.

Pratique pesquisa.

Pratique esporte.

O Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), da Prefeitura de São Paulo, iniciou suas atividades em fevereiro de 1980 com o objetivo de dar suporte informacional às atividades administrativas e técnicas da SEME referentes à legislação, documentação técnica e regras esportivas.

Aos poucos aperfeiçoou  seus arquivos, serviços e produtos, sempre com o objetivo de informar na área esportiva.

Desde 2001, ocupa espaço dentro do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e está inscrita no Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo.

Para melhoria de qualidade de seu acervo, produtos e serviços, possui microcomputadores em rede ligados à intranet da PMSP e Internet, que permitem maior rapidez nas buscas e disseminação de informações.

Adota o Sistema CDS/ISIS for Windows (WINISIS), distribuído pela UNESCO, gratuitamente, que possibilita a customização e atualização diária de bases de dados específicas (Biblio, Artig, Period, Concur, Patroc, Legis, Selesp, Pesqui, Person, Secret), para armazenamento e recuperação dos diversos tipos de informação.

Atende funcionários da SEME, atletas que treinam no Centro Olímpico, alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, graduandos, professores e técnicos de Educação Física, entidades e Associações Públicas e Privadas e demais Órgãos Públicos Municipais e Estaduais e a sociedade em geral.

Biblioteca Digital - Desde o início de 2006, a Biblioteca coloca à disposição publicações e documentos em formato digital (artigos, livros, documentos institucionais, folhetos, pastas e legislação) para preservação do acervo e racionalização de espaço.

Em 2008, com a publicação do Decreto 49.799, de 22 de julho de 2008, que reorganizou a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (nome da pasta à época), o Centro de Documentação e Biblioteca - CEDOC foi criado dentro da estrutura básica da SEME (art.3º, inciso XIV e art.40).

Em 2017, altera-se novamente, a estrutura da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer através do Decreto 57.845, de 25 de agosto de 2017, e o CEDOC passa a ter outra configuração.

O Centro de Documentação e Biblioteca - CDB agrega a memória institucional da Secretaria de Esportes e Lazer – SEME desde seus primórdios, possuindo documentos, fotografias antigas e outros.

Permite empréstimos entre bibliotecas e tem à disposição equipamento de reprografia.

Recebe doações de livros e documentos relacionados a esporte, educação física, lazer e recreação, mediante listagem prévia para seleção. Entre em contato.

Missão:

Gestão da informação e do conhecimento nas áreas de esporte e lazer na cidade de São Paulo, e prospecção de informações relevantes à SEME. Compromisso em aprimorar e oferecer serviços de qualidade para despertar o público para o conhecimento esportivo e de lazer.