JOMI

Jogos Municipais da Pessoa Idosa de São Paulo

Na imagem, participantes dançando nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa 2023

Um dos programas de maior prestígio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) é o JOMI (Jogos Municipais da Pessoa Idosa) já que é voltado para um segmento da população que necessita de cuidados e atenção. Teve a sua primeira edição realizada em 2014 e a cerimônia de abertura foi no Ginásio Poliesportivo do Pacaembu. Há quase uma década o programa oferece atividades para melhorar a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento dos munícipes.

Na imagem, participantes jogando tênis nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa 2023

São oferecidas 14 modalidades para a participação de homens e mulheres a partir de 60 anos: atletismo, bocha, coreografia, dança de salão, buraco, dama, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. Geralmente são divididos em etapas espalhadas pela cidade antes de definir os campeões para etapa estadual.

Na imagem, participantes dançando nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa 2023

O esporte e a atividade física de lazer integram a política do envelhecimento ativo recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Partindo desta perspectiva, o JOMI promove a ampliação da qualidade de vida e do envelhecimento saudável, além de ampliar a participação das pessoas idosas em atividades de integração social.

Na imagem, participantes jogando dominó nos Jogos Municipais da Pessoa Idosa 2023