Festival celebra acessibilidade do Clube Escola Lapa

Data também marcou o início da parceria com o serviço ATENDE; transporte gratuito para pessoas com deficiência é serviço permanente a partir de agora

Texto: Eder Brito 
esbrito@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Renata Simond 
rsimond@prefeitura.sp.gov.br

 

A jovem Tallia da Conceição, 14 anos, moradora de Guaianases, zona leste da capital, nasceu com uma deficiência física nos membros inferiores que a impedem de movimentar-se devidamente. Esportista nata, independentemente da deficiência, a também praticante de basquete adaptado tinha outro sonho: praticar natação. Na manhã do último dia 10 de março, ela chegou cedo ao Clube Escola Lapa, em outro extremo da cidade. Acompanhada da mãe, Tallia veio em um veículo adaptado para pessoas com deficiência e totalmente gratuito. Realizou o sonho de nadar em uma piscina e o que é melhor: agora ela poderá repeti-lo todos os sábados. “Estou surpresa. Ela estava em uma fila de espera de uma ONG há vários meses, esperando para conseguir fazer natação. Este serviço vai ser ótimo, porque também já inclui o transporte”, comemora Sandra Regina da Conceição, mãe de Tallia.


Apesar do caso específico e tocante, pelo menos 400 histórias parecidas passaram pela piscina do Clube Escola Lapa durante o ensolarado sábado. Foi lá que aconteceu o Festival Recreativo Aquático, ação conjunta do Clube, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e com a Secretaria Municipal da Pesssoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Além do festival, com uma série de brincadeiras e jogos, os participantes também puderam celebrar a estrutura da piscina, totalmente adaptada para pessoas com deficiência e o início de outra parceria importante: a partir de agora, o ATENDE (Serviço de transporte gratuito para pessoas com deficiência oferecido pela SPTrans) torna-se um serviço fixo do Clube Escola Lapa.


“Esta é uma ‘briga’ de três anos, desde quando inauguramos a acessibilidade e todas as adaptações da piscina do Clube”, explica Celso Goldenberg, Supervisor de Esportes da Lapa, lembrando que em 2009 foi implantada uma plataforma reta e uma escada com inclinação, ambas para possibilitarem o acesso de cadeirantes à piscina. “Nossos vestiários também receberam modificações. Oimportante agora é que este público faça o cadastro, para poder utilizar o transporte gratuito oferecido pelo ATENDE”, recomenda.


Presentes ao evento, os Secretários de Esportes, Bebetto Haddad e da SMPED, Marcos Belizário, entregaram medalhas comemorativas aos participantes e avaliaram a importância do evento para a cidade. “Somos uma cidade de 468 anos e há menos de duas décadas começamos a nos preocupar com acessibilidade. Estamos correndo para tirar este atraso. Esta ação é um destes símbolos”. “Esta piscina é acessível e é inclusiva, pois é para a pessoa com deficiência, para o acompanhante e para todos os usuários do Clube. Queremos adaptar todos os nossos equipamentos, pois isto é um dever do Estado”, avalia Bebeto Haddad.


Como utilizar o serviço de transporte gratuito?

Para utilizar o serviço ATENDE, a pessoa com deficiência ou seus responsáveis deve entrar em contato com o Clube Escola Lapa (Telefone 3834-0032) ou com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Fone 3113-9672 ou 3113-9673). Também é possível informar-se sobre o serviço ATENDE pelo telefone 156 da Prefeitura de São Paulo. É possível ainda que as ONG´s ou entidades às quais o potencial nadador esteja ligado façam o contato e cadastrem seus usuários para usufruir dos dois serviços: transporte gratuito e piscina. “Este é um primeiro passo para termos a acessibilidade e programação esportiva em todas as regiões”, avalia Sandra Reis, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que também compareceu ao festival. “Estamos todos trabalhando para que os equipamentos públicos se tornem acessíveis. E todo este esforço não vale de nada se o Clube não for utilizado”, conclui.