Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo

O papel da SEME

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) tem como função formular políticas, fomentar e apoiar projetos e ações que incorporem atividades físicas, esporte e lazer aos hábitos de vida saudável da população. Baseada em estudos, que indicam a inatividade física entre adultos, como quarto maior fator de risco de mortalidade e a falta do hábito na prática da atividade física do paulistano, a principal missão da Secretaria era a de equacionar as dificuldades naturais de atender a grande demanda da capital e gerar atividades diversas que melhorem esses números. A importância nessa linha de pensamento pode gerar impacto, não apenas na qualidade de vida da população, mas também em custos e investimentos em saúde, que podem gerar economia de R$ 12 bilhões por ano.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer amplia o acesso ao esporte e as atividades físicas em todas as regiões da cidade, através dos 46 Centros Esportivos, 249 Clubes da Comunidade e demais equipamentos esportivos como o Centro Olímpico e o Parque das Bicicletas, além de realizar eventos e projetos para fomentar o acesso da população ao esporte. São Paulo possui um calendário de corridas de rua, completo e diverso. Cerca de 150 provas que acontecem pela cidade com apoio ou realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Aproximadamente um milhão de pessoas correm no em provas com a parceria, apoio ou realização da SEME.

A SEME também realiza eventos e projetos de incentivo e estímulo a prática de atividade física para atingir a meta de governo para aumentar em 20% a taxa de atividade física na cidade de São Paulo. Temos também a Virada Esportiva, o grande evento da SEME acontece em um final de semana do ano, onde todas as regiões da cidade, recebem vários eventos esportivos. São 24 horas de atrações para incentivar a população a praticar algum tipo de atividade física.

Na imagem, o brasão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.