PEMA

Programa Esporte e Meio Ambiente

Na imagem, plantio do Programa Esporte e Meio Ambiente.

Desde 2005, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer (SEME) realiza ações efetivas que visam a preservação do meio ambiente. Naquele ano, o primeiro passo foi dado na abertura da Taça Cidade de São Paulo de Futebol, quando 50 sacos plásticos foram distribuídos para o descarte de resíduos ali produzidos. No ano seguinte, a competição ganhou um novo logo: uma árvore foi colocada dentro da bola de futebol, mostrando a preocupação da SEME com a sustentabilidade.

Para disseminar essa ideia entre as novas gerações, os grupos da Taça Cidade de São Paulo, campeonato que envolve garotos entre nove e 16 anos, ganharam nomes de grandes ambientalistas e de árvores nativas no ano de 2007. O ativista ambiental Chico Mendes, o artista plástico Franz Krajcberg e espécies como ipê-roxo e pau-brasil foram homenageados naquela temporada.

Em 2009, começaram a surgir as primeiras ideias para a Taça Mais Verde, que representa pontuações na Taça Cidade de São Paulo. As cinco ações foram planejadas pelo DGPE (Departamento de Gestão de Políticas e Programas de Esporte e Lazer) e consolidadas no Congresso Técnico da Taça do ano seguinte. As ações da Taça Mais Verde são:

• Plantio de uma muda de árvore (respeitando a espécie nativa);
• Visita a um parque, com o objetivo de dar importância a esses espaços e promover a interação com a natureza dentro do cotidiano urbano;
• Reciclagem (recolhimento e destinação);
• Recuperação de espaços (plantio de hortas, gramados e afins);
• Ação de livre criação (palestras sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, entre outras).

Na imagem, plantio do Programa Esporte e Meio Ambiente.

Atualmente, o Programa Esporte e Meio Ambiente insere diversas ações sustentáveis dentro do próprio calendário da pasta. O plantio de mudas de pau-brasil, que é feito em parceria com a SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), é um desses exemplos. 

O Programa “Esporte e Meio Ambiente” visa informar e sensibilizar todos a respeito da vida sustentável, mas dá atenção especial para aqueles que estão em fase de crescimento. Um dos principais objetivos é provocar uma mudança de postura gradativa e definitiva em relação ao meio ambiente, fazendo com que as pessoas reflitam a respeito de seu papel no planeta Terra. O “Meio Ambiente e Esporte” quer mostrar que todos fazem parte do meio ambiente, portanto também vão sofrer danos se não houver uma mudança de atitude em relação à preservação ambiental.

Além das iniciativas realizadas em eventos abertos da SEME, o programa também deseja alcançar todos os funcionários da pasta. Para atingir esse objetivo, serão criados concursos culturais, encontros ao ar livre e palestras, que vão mostrar que meio ambiente e esporte jogam juntos.