Perguntas Frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).

1. Como faço para participar das aulas e atividades disponíveis nos Centros Esportivos?
Todas as aulas e atividades dos Centros Esportivos são gratuitas. Para participar, basta levar ao local de sua preferência com uma foto 3x4, cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de endereço e fazer a sua carteirinha. Para mais informações acesse a nossa página voltada aos Clubes. Clique aqui e saiba qual o Centro Esportivo Municipal mais perto da sua casa.

2. Como posso fazer minha inscrição para participar das Corridas de Rua?
As inscrições para as Corridas de Rua são abertas exatamente um mês antes da data da prova. A partir desse dia, você deve ir até a subprefeitura da região onde será realizada a Corrida e fazer o seu cadastro. Não são feitas inscrições pela internet, apenas presencialmente. Descubra as datas das próximas etapas do Circuito clicando aqui.

3. Como consigo uma vaga no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa?
Para fazer parte do Centro Olímpico é necessário passar pelas seletivas que acontecem aqui mesmo no COTP. São aceitos crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. Não temos previsão de quando serão realizadas as próximas seletivas. Logo que acontecerem, serão postadas antecipadamente nas redes sociais do @centro.olimpico.

4. Como faço para trabalhar na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer?
De tempos em tempos são abertos concursos públicos para que sejam preenchidas vagas na Secretaria. Para universitários que desejam estagiar no local, é necessário cadastro no CIEE. Além destas possibilidades, muitos programas da Secretaria são conveniados a entidades diversas e através delas você também pode trabalhar em nossas atividades. Você também pode ser voluntário na SEME, fazendo seu cadastro no Projeto Amigos do Esporte (AME) ou diretamente em um Centro Esportivo.

5. Como apresentar meu projeto esportivo ou realizar evento em parceria com a Secretaria?
Periodicamente a Secretaria de Esportes abre chamamentos públicos, instrumentos jurídicos que convocam entidades e pessoas jurídicas para apresentar suas propostas para a Secretaria. A SEME também possui DGPE (Departamento a de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer) e DGPAR (Departamento de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais), onde podem ser apresentadas as propostas. São estas coordenadorias que viabilizam e realizam eventos e parcerias. Para ver exemplos de chamamentos públicos, convênios e outros instrumentos jurídicos e procedimentos administrativos, clique aqui.

6. O que é preço público? É possível realizar um evento particular mediante pagamento de preço público?
Sim. De acordo com o decreto é possível utilizar uma área pública mediante pagamento de preço público. Este decreto rege a utilização de todos os órgãos públicos, não somente os que pertencem a SEME. Para ter acesso à tabela de preços acesse:
Preço Público - 26/12/2022


Secretaria Muncipal de Esportes e Lazer
Endereço: Alameda Iraé, 35 - Moema | CEP: 04075-000
Telefone: (11) 3396-6400 | E-mail: esportessaopaulo@prefeitura.sp.gov.br
Atendimento ao público: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h