Perguntas Frequentes

Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME). 

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).

 

1 – Como faço para participar das aulas e atividades disponíveis nos Centros Esportivos?

Todas as aulas e atividades dos Centros Esportivos são gratuitas. Para participar, basta levar ao local de sua preferência o seu RG, uma foto 3x4, comprovante de residência, um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva e fazer a sua carteirinha. Para mais informações acesse a nossa página voltada aos Clubes. Clique aqui  e saiba qual o Centro Esportivo Municipal  mais perto da sua casa .

 

2 – Como posso fazer minha inscrição para participar do Circuito Caixa de Cidadania ?

As inscrições para as Corridas de Rua são abertas exatamente um mês antes da data da prova. A partir desse dia, você deve ir até a subprefeitura da região onde será realizada a Corrida e fazer o seu cadastro. Não são feitas inscrições pela internet, apenas presencialmente. Descubra as datas das próximas etapas do Circuito aqui.

 

3 – Preciso de informações sobre ingressos e jogos no Pacaembu. Como consegui-las?

É sempre o clube mandante o responsável pelas definições a respeito da quantidade e preço dos ingressos, setores disponíveis, etc. Por Lei Municipal, menores de 12 anos e maiores de 60 anos são considerados não pagantes. Os menores de 12, entretanto, devem estar acompanhados por torcedores pagantes maiores de 18 anos. Saiba mais sobre o Pacaembu e outros detalhes de ingressos aqui.

 

4 – Como faço para participar do programa Virando O Jogo Sampa?

Todas as atividades do Virando o Jogo são gratuitas e voltadas a crianças e adolescentes em situação de risco na cidade. Na programação você encontrará Basquete, Hip-Hop, Skate, Arte, Patins e Oficina de Motricidade. Para participar você deve fazer seu cadastro no local onde está implantado o projeto que mais lhe agradar. Saiba onde são estes locais e outras informações aqui.

 

5 – Como consigo uma vaga no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa?

Os interessados em treinar no Centro Olímpico devem ter entre 7 e 17 anos, estudar na rede pública ou particular de ensino e participar das peneiras que oferecemos todos os meses no próprio COTP. Confira o calendário das peneiras neste mês clique aqui 

 

6 – Como faço para trabalhar na Secretaria Municipal de Esportes e  Lazer?

De tempos em tempos são abertos concursos públicos para que sejam preenchidas vagas na Secretaria. Para universitários que desejam estagiar no local, é necessário cadastro no CIEE. Além destas possibilidades, muitos programas da Secretaria são conveniados a entidades diversas e através delas você também pode trabalhar em nossas atividades. Você também pode ser voluntário na SEME, fazendo seu cadastro no AME ou diretamente em um Centro Esportivo.

7 – Como apresentar meu projeto esportivo ou realizar evento em parceria com a Secretaria?

Periodicamente a Secretaria de Esportes abre chamamentos públicos, instrumentos jurídicos que convocam entidades e pessoas jurídicas para apresentar suas propostas para a Secretaria. A SEME também possui DGPE (Departamento a de Gestão de Políticas Públicas e Programas de Esporte e Lazer) e  DGPAR ( Departamento de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais), onde podem ser apresentadas as propostas. São estas coordenadorias que viabilizam e realizam eventos e parcerias. Para ver exemplos de chamamentos públicos, convênios e outros instrumentos jurídicos e procedimentos administrativos, clique aqui.

 

8 – O que é preço público? É possível realizar um evento particular mediante pagamento de preço público?

Sim. De acordo com o decreto é possível utilizar uma área pública mediante pagamento de preço público . Este decreto rege a utilização de todos os órgãos públicos, não somente os que pertencem à Secretaria de Esportes. Para ter acesso à tabela de preços 

 

9 – Como posso ficar informado sobre os acontecimentos recentes e próximos eventos da SEME?

Para ficar por dentro de todos os eventos da Secretaria de Esportes, mande um e-mail para esportessaopaulo@prefeitura.sp.gov.br e receba a nossa Newsletter atualizada toda semana com as novidades da SEME.

Acesso o site https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/

 

10 - Como constituir uma associação sócio-desportiva?

Uma entidade sócio-desportiva é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, que possui como finalidade a promoção e divulgação do esporte em seus vários aspectos.

Para a validação e oficialização da agremiação é preciso que os envolvidos desenvolvam uma Ata de Fundação e um Estatuto de Constituição da Associação. Em um cartório de títulos e documentos ou pelo site www.cdtsp.com.br é possível adquirir um modelo para cada um destes documentos. Após conclusão, ambos devem ser devidamente registrados no próprio cartório.

Baixe aqui o Estatuto e a Ata de Fundação.

 

Procure o cartório mais próximo de você.

 

Depois de regularizada, a entidade sócio-desportiva pode se inscrever e participar de uma série de campeonatos e jogos esportivos na cidade de São Paulo. A associação também é a condição básica para que se possa administrar um Clube da Comunidade (CDC).

Caso queira conhecer mais sobre pedidos de informação que foram feitos à Prefeitura, você pode também consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-SIC).

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER
Endereço: Alameda Iraé, 35 - Moema | CEP: 04075 -000
Tel: (11) 3396-6400 | E-mail: esportessaopaulo@prefeitura.sp.gov.br
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h