Estádio do Pacaembu

Fachada do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu

Informações sobre o processo licitatório de concessão do Pacaembu

Um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho já abrigou competições estaduais, nacionais e internacionais. Segunda casa dos quatro grandes times de São Paulo (e, por muito tempo, a casa do Corinthians). Atualmente, com capacidade para 40.199 pessoas. Dentro dele, há também um complexo esportivo.

O espaço inclui piscina olímpica aquecida com arquibancada para 2.500 pessoas; ginásio poliesportivo coberto com capacidade para abrigar 2500 espectadores; ginásio de saibro coberto com assento para 800 pessoas; quadra externa de tênis com arquibancada para 1.500 pessoas; quadra poliesportiva externa com iluminação; 3 pistas de Cooper com 500, 600 e 860m; 2 salas de ginástica e posto medico.

Desde o dia 25 de janeiro de 2020, o “Paca” é administrado pela concessionária Allegra, após conclusão do processo de concessão do equipamento. A licitação foi fechada pelo valor de R$ 111 milhões e o acordo perdura por 35 anos. As atividades esportivas no Complexo, inclusive o uso das piscinas, continuarão de graça para o público no Pacaembu, exceto nos dias de jogo e quando houver locação, como ocorreu durante gestão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.