CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Afinal, o que é CIPA?

É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que orienta a Norma Regulamentadora nº 5 - NR 5 e tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho.

Tais medidas servem para reduzir ou até eliminar os riscos existentes ou tentar neutralizá-los, discutindo assim os acidentes ocorridos e encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e a Administração.

O resultado destas discussões tem como prioridade adotar medidas que previnam acidentes semelhantes e orientar os demais servidores quanto à prevenção e integridade física do funcionário.

O que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho pode fazer por você?

Você pode procurar qualquer membro da CIPA para:

  • orientações sobre prevenção de acidentes;
  • ocorrências de acidentes;
  • pedidos de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI/EPC);
  • solicitações de consertos e reparos que ponham em risco a saúde do servidor;
  • sugestões.

Encaminhe seu e-mail para semecipa@prefeitura.sp.gov.br 
 

Na imagem, logo da CIPA e o brasão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.