Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Único local público para a prática do beisebol

Na imagem, fachada Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

Histórico

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, na região central da capital, foi inaugurado em 21 de junho de 1958 pelo então Prefeito da cidade, Dr. Adhemar de Barros, durante as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, que contaram com as presenças da Família Imperial Japonesa e da equipe de beisebol da Universidade de Waseda, da cidade de Tóquio, capital do arquipélago.

Entre outras competições importantes disputadas no estádio podemos citar: os Jogos Pan-Americanos de 1963; a vinda do time de beisebol da Universidade de Keio em 1988, esta última comemorando os 80 anos da imigração japonesa. Dez anos mais tarde foi a vez das duas universidades Waseda e Keio disputar no Bom Retiro o tradicional Sokeisen (duelo entre as duas equipes japonesas), que pela primeira vez foi realizado fora do território japonês.

Na imagem, ginásio do sumô do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

O estádio também foi palco do Torneio da Amizade, em 1996, quando foi comemorado o Jubileu de Ouro da Federação Paulista de Beisebol e Softbol com um triangular entre a seleção Olímpica de Cuba; a equipe Honda, campeã japonesa da temporada interempresas; e a caçula seleção brasileira. Mais recentemente, em 2002, foram realizados os Jogos Sul-Americanos pela Odesur,em São Paulo. No Estádio do Bom Retiro foram disputadas as partidas de softbol feminino.

Também não podemos deixar de salientar que os primeiros jogadores brasileiros que foram transferidos para o beisebol profissional no Exterior, iniciaram suas carreiras disputando importantes campeonatos no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi: José Augusto Pett (Toronto Blue Jays), Henrique Tamaki (Hiroshima C3arp), Tony Nakashima (Los Angeles Dodgers), Tiago Magalhães e Rafael Motooka (Cincinnatti Reds), Marcel Vianna (Atlanta Braves), Daniel Matsumoto, Reinaldo Sato e Rodrigo Miyamoto (Yakult Swallows), Luís Camargo (Mitsubishi Hiroshima), Norberto Rocha (Dragons de Nagóia), entre outros.

Na imagem, Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

Único local público para a prática do beisebol – O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, subordinado à Secretaria de Esportes e Lazer  da cidade de São Paulo, é o único local público no Brasil a oferecer beisebol, gatebol e sumô. Além de sediar jogos e competições da grade de programação, o estádio, nos quase 55 anos de existência, vem cumprindo o calendário do circuito de competições das entidades oficiais do beisebol nacional, estadual e regional, atendendo as categorias universitárias e veteranos de beisebol e softbol.

São desenvolvidas atividades matinais diárias do gatebol com treinamento para as pessoas da terceira idade e realização de torneios mensais nas quadras anexas ao estádio. Acontecem também treinamentos semanais de sumô no ginásio de sumô anexo ao campo de beisebol, onde também são realizados os campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais da modalidade.

Os 55 anos de sucesso – veja algumas das principais equipes que passaram pelo “diamante” do Bom Retiro:

1958 – Universidade de Waseda de Tóquio – Japão

1963 – Jogos Pan-americanos (Odepa) – Modalidade: Beisebol

1965 – Seleção da Venezuela

1965 – Den Den Denki do Japão

1966 – Equipe Profissional do Tohei do Japão

1966 – Seleção do Panamá

1966 – Seleção dos EUA

1969, 1988 e 1998– Seleção Colegial do Japão

1974 – Equipe Semiprofissional do Toshiba do Japão

1977 – Seleção Juvenil da Itália

1978 – Universidade Meiji do Japão

1979, 1983, 1988, 1996 – Seleção Universitária Nanshiki do Japão

1980/81/82/85/87/88/89 – Seleção Infantil do Japão

1986 – Mercesburg Academy dos EUA

1988 – Universidade Keio de Tóquio – Japão

1996 – Torneio Sokeisen de Beisebol, tradicional disputa esportiva entre as Universidades de Keio e Waseda, ambos de Tóquio, Japão, pela primeira vez fora do território japonês.

1996 – Seleção Olímpica de Cuba e Equipe Honda de Beisebol Japonês

1998 – Comemoração dos 90 anos da Imigração Japonesa ao Brasil

2002 – Jogos Sul-americanos (Odesur) – Modalidade: Softbol Feminino

2008 - Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil - Disputa universitária entre Keio e Waseda, times japoneses de beisebol.

2011 - Inauguração do primeiro ginásio exclusivo para a prática do sumô fora do Japão.

Na imagem, ginásio de sumô do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

ESTÁDIO MUNICIPAL DE BEISEBOL MIE NISHI
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 5446 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3221-5105
Horário de Funcionamento: 7h às 22h (Segunda a Sexta-feira)
Finais de semana / Feriados: 8h às 18h