PJ MAIS - Núcleo Parelheiros

 

Desenvolvimento humano, integração social, formação ecoprofissional, geração de renda, sustentabilidade local e recuperação ambiental através de Sistemas Agroflorestais, Tecnologias Socioambientais e Permacultura.

 

O que é

O Núcleo de Educação Ecoprofissional de Parelheiros faz parte da rede do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ – MAIS), que possui núcleos em diversos municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, área do entorno da capital paulista responsável pela manutenção da qualidade de vida por ser fornecedora de água, ar limpo, manutenção da fertilidade do solo e outros serviços ambientais. Atualmente, o núcleo de Parelheiros conta com uma turma de 27 jovens na sede do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo Anna Lapini, (CEDESP Anna Lapini) que é um dos 11 núcleos do Centro Comunitário Jardim Autódromo (CCJA)
A AHPCE promove a capacitação dos jovens e agricultores da comunidade local para o ecomercado em Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas ociosas e degradadas, com o objetivo de contribuir para a formação ecoprofissional, voltada à conservação ambiental.

 

 

Onde

O bairro Parelheiros fica situado na região sul do município de São Paulo, entre as APAs (Área de Proteção Ambiental) Bororé-Colônia e Capivari-Monos. Estas possuem diversas nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, respondendo pelo abastecimento de água de um terço do município de São Paulo. Além disso, abriga um dos maiores remanescente de Mata Atlântica, duas aldeias indígenas Guaranis Ao mesmo tempo destaca-se como uma das regiões mais carentes e violentas da capital, além de ser constantemente ameaçada pela ocupação urbana desordenada.

 

 

Como

 O PJ – Parelheiros oferece três tipos de oficinas, voltadas à formação integral e ecoprofissional. Estas fazem parte da metodologia da Rede de Programa de Jovens (PJ-MAIS), sendo ministradas por uma equipe de profissionais e técnicos de diversas áreas.

PROMAFS – Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis – Dá ênfase a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em Áreas de Proteção aos Mananciais, no bioma Mata Atlântica. Seu principal objetivo é a criação de um espaço pedagógico que concilie a conservação e recuperação das florestas com a produção de alimentos. Nesta oficina é feito um diagnóstico da área objeto de intervenção, abordando as problemáticas e potencialidades da área quanto às condições de solo, água, clima e biodiversidade. Além disso, identifica-se as espécies vegetais nativas passíveis de inserção na área de implantação do SAF. Como resultado, é delineado o planejamento estratégico do manejo da vegetação funcional e traçado o plano de colheita dos produtos gerados ao longo do processo.

• Tecnologias Socioambientais – Discute os conceitos e a aplicação da Permacultura e tecnologias sócio-ambientais. visando a sustentabilidade das ações executadas. O principal ponto é fazer com que os alunos tenham conhecimento, na prática, de planejamento e aplicação de tecnologias sócio-ambientais a fim de otimizar a utilização de recursos, reduzindo desperdícios e tornando o espaço do CEDESP Anna Lapini um local sustentável e um centro de referência de propagação destas tecnologias. São abordados diversos temas como preparo, estruturação e fertilização do solo, compostagem, minhocário, controle de erosão, agroecologia, uso racional dos recursos naturais disponíveis (água, sol, vento, gravidade), bioconstrução, técnicas de plantio, captação, condução e tratamento de águas, colheita e pós-colheita, processamento e conservação de alimentos, autoabastecimento e venda de ecoprodutos e ecoserviços.

• Formação Integral – Estimula e aprimora a convivência do indivíduo consigo mesmo, com o outro (o próximo), com a natureza (seu ecossistema) e com a sua sociedade (comunidade). Desta forma desenvolve o autoconhecimento, o heteroconhecimento e o ecoconhecimento ambiental e social para instrumentalizar o jovem para o processo consciente de escolha e tomada de decisão, tanto na sua vida pessoal, cidadã e profissional.

 

 

Resultados

”É emocionante observar a transformação pessoal pela qual os jovens passam ao longo deste processo de 2 anos. O projeto proporciona uma nova perspectiva e abre um novo horizonte para o jovem da periferia de São Paulo, distante do acesso a tantas coisas. Eles se envolvem profundamente com as atividades, demostram uma capacidade incrível de absorver os conceitos e as técnicas transmitidas e, posteriormente, têm a oportunidade de atuarem como profissionais na área de meio ambiente. Muitos decidem dar continuidade e ingressam em cursos superiores ”, comenta Nany, diretora da Instituição Anna Lapini.
Nany também destaca a importância da parceria com a AHPCE na gestão do projeto que, segundo ela “veio somar com o modelo de administração inovador e visão empreendedora, importantíssima para que os objetivos sejam alcançados”.

• Resultado Esperado
O NEE (Núcleo de Educação Ecoprofissional) - PJ Paralheiros inicia este ano com uma turma de 39 estudantes de nível médio das escolas da região, divididas em dois turnos, manhã e tarde. Pretende-se criar um espaço produtivo em Sistemas Agroflorestais, permitindo a formação de jovens agrofloresteiros (Projeto PJ-APA - Sistemas Agroflorestais para Jovens e Agricultores, financiado pelo FEMA - Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de São Paulo) e de profissionais para atuar no ecomercado com planejamento em permacultura e tecnologia socioambientais, tornando o espaço do CEDESP Anna Lapini um local pedagógio difusor dessas tecnologias.
Espera-se, a partir do êxito da implantação destas três oficinas, o empoderamento dos profissionais e dos estudantes da Instituição Anna Lapini, por meio da transferência dos conhecimentos dos técnicos das instituições parceiras.

  

 

Parceiros

Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município de São Paulo (FEMA), Secretaria de Assistência Social (SAS), IEA (Instituto de Economia Agrícola), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) através da UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento) de São Roque, Instituto de Pesca, vinculados à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado; Instituto Florestal, Instituto Biológico, Instituto Botânico e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA).
Instituição Executora: CCJA - CEDESP Anna Lapini.

 

 


 Financiamento

FEMA - Fundo Especial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

 






 

 voltar para Unidades de Conservação