PARQUE NATURAL MUNICIPAL BORORÉ


ABERTURA AO PÚBLICO:
Aberto à visitação todos os dias, das 08h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando ficam fechados para manutenção.

O Parque Natural Municipal (PNM) Bororé está localizado na Ilha do Bororé, zona Sul do município de São Paulo, no âmbito da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, cerca de 30 km da região central da capital paulista.

Criado em 2012 (Decreto Municipal nº 52.972/2012), o PNM Bororé é fruto dos recursos de compensação ambiental referentes ao licenciamento do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, assim como os Parques Naturais Municipais Jaceguava, Itaim e Varginha.

Diferente dos parques urbanos, o Parque Natural Municipal é uma unidade de conservação de proteção integral (vide SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - Lei nº 9.9805); por esta razão, seu uso está vinculado a ações destinadas à preservação dos ecossistemas naturais por meio do desenvolvimento de atividades recreativas, educativas e de interpretação ambiental, além de permitir a realização de pesquisas científicas.

OBJETIVOS
• Contribuir com a compensação de impactos ambientais negativos causados pelas obras do Rodoanel sobre os remanescentes florestais de Mata Atlântica;

• Reduzir os impactos ambientais negativos sobre as várzeas da região, que estão inseridas na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (APRM-B) e na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV);

• Conservar a fauna, a flora e os processos ecológicos atrelados a eles;

• Promover a integração da comunidade por meio do desenvolvimento de programas e projetos que visem a participação social.


Vegetação: remanescentes de Mata Atlântica em estágios inicial a médio de sucessão, campo antrópico, área ajardinada, remanescente de silvicultura de pinheiro-chinês (Cunninghamia lanceolata), campos de várzea e vegetação aquática. Flora: já foram registradas 176 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: maria-mole (Guapira nitida), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.
 

CARACTERIZAÇÃO
O PNM Bororé está localizado no bairro da Ilha Bororé, Zona Sul de São Paulo, que embora seja conhecida como ilha, situa-se em uma península na represa Billings. Datado do final do Século XIX, o bairro existe antes mesmo da construção da Represa e conta atualmente com cerca de 80% de sua área útil coberta pela vegetação da Mata Atlântica. As demais áreas do entorno caracterizam-se por usos tipicamente rurais, tais como sítios e chácaras de lazer e propriedades agrícolas, além da própria represa Billings.

De acordo com o mapa dos remanescentes de Mata Atlântica do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (n°064/SVMA-G/2006 - PMMA São Paulo), o PNM Bororé é formado predominantemente por Mata Ombrófila Densa, seguida de Bosque Heterogêneo e de Campos de Várzea e Vegetação Aquática. A ameaça constante, representada pelo processo de crescimento desordenado na faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito Grajaú e as áreas mais preservadas do extremo sul do município de São Paulo faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e de seus recursos naturais, a exemplo da água que abastece os nossos mananciais.

Parte das metas do PMMA é a formação de corredores ecológicos, que são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, conectando conjuntos de unidades de conservação e terras indígenas, através de áreas de interstício (conexão). O corredor Sul da Mata Atlântica tem como objetivo o conectar o PNM Bororé e os outros PNMs com os fragmentos mais preservados da APA Capivari-Monos e com o Parque

O parque possui os seguintes atrativos e equipamentos:

- Trilha do Aventureiro e Trilha do Lago;

- Píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem;

- Banheiro masculino e feminino. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;

- Adminstração;

- Estacionamento 

Atente-se às instruções para visitação dos PNMs para evitar acidentes com os animais silvestres: Recomendações de segurança.

SERVIÇO

Endereço: Estrada das Vieiras, s/n, Bororé. Distrito Grajaú, Prefeitura Regional de Capela do Socorro. O acesso é possível pela Balsa Bororé, que liga a Avenida Dona Belmira Marin (Grajaú) à da estrada de Itaquaquecetuba. O acesso também é possível pela Avenida Paulo Guilguer Reimberg (antiga Estrada do Varginha).
Horário: Aberto à visitação todos os dias, das 08h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando ficam fechados para manutenção.
Telefone: (11) 5187-0321
 

 

 

VISITAS AGENDADAS
Existe a possibilidade de agendamentos por escolas, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam atividades de educação ambiental. Neste caso, os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) nos telefone: 5187-0321/0322 (SVMA).

GESTÃO

Considerando que o PNM Bororé está inserido na APA Bororé-Colônia, o mesmo utiliza-se do Conselho Gestor desta APA como principal fórum de gestão, até que o seu próprio Conselho Gestor seja implantado.  As reuniões são abertas à população e ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês. Devido à pandemia do Covid-19, as reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Gestor, tem sido realizadas mensalmente via formato virtual, conforme define a Portaria n° 49/SVMA.G/2020.
Participe você também! A mobilização e sensibilização das comunidades têm possibilitado aos moradores conhecerem melhor os aspectos naturais de sua região, de forma a contribuir com sua preservação, através de oficinas, cursos, mutirões, palestras e incentivos à organização e mobilização da comunidade quanto aos assuntos que tangem à Unidade de Conservação.


LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 52.972, de 14 de fevereiro de 2012 - CRIA E DENOMINA O PARQUE NATURAL MUNICIPAL BORORE.

 

voltar para Unidades de Conservação