Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo - 2018

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, com o objetivo de subsidiar e dar diretrizes às ações ambientais no âmbito do município de São Paulo desenvolve projetos de levantamento da biodiversidade em diversas áreas do seu território. O conhecimento sobre a flora e a fauna silvestres é o ponto de partida para definir áreas prioritárias para a conservação e a elaboração dos planos de manejos das áreas verdes, bem como para dar subsídio às tomadas de decisão relativas ao manejo da fauna silvestre, às análises de estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA), aos programas e ações de educação ambiental.

O Mapeamento dos Remanescentes do Bioma Mata Atlântica no Município de São Paulo de 2016 contabilizou 45.906,64 hectares dispersos em 4.496 unidades de fragmentos de remanescentes do bioma, representando 30,4% do território do Município (SÃO PAULO, 2016). Com fragmentos que variam de 85 m2 a 14,4 hectares, classificados em seis categorias de vegetação (Mata Ombrófila Densa, Mata de Várzea, Bosque Heterogêneo, Campos Gerais, Campos Alto-Montanos e Campos de Várzea e Vegetação Aquática), entremeados à malha urbana ou concentrados nos extremos do território, isolados ou unidos por corredores ecológicos, são nessas unidades que a fauna silvestre encontra abrigo e alimentação. Este mosaico de fragmentos vegetais de diferentes magnitudes e estados de conservação nos permite encontrar uma diversidade de condições que reflete na biodiversidade da fauna encontrada em cada área verde: animais tipicamente urbanos, migratórios, florestais, de campos e capoeiras, associados a corpos hídricos.

A Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE-3) do Departamento de Parques e Áreas Verdes realiza desde a sua criação em 1993 o Programa intitulado “Inventariamento e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo”. Os resultados são cumulativos e incorporam as publicações anteriores do Diário Oficial do Município de 1998, 1999, 2000, 2006, 2008, 2010 e 2016. Para os grupos de peixes e aves, além dos dados primários, foram incluídos dados secundários obtidos na literatura e, no caso das aves, sites especializados de Ciência Cidadã (WIKIAVES, TÁXEUS e EBIRD). Os esforços do levantamento a campo pelas equipes e colaboradores e revisões bibliográficas ao longo dos anos nos permitiram saltar do conhecimento, em 1998, de 396 espécies de vertebrados em 13 áreas para, em 2016, 1.121 espécies dentre invertebrados (395) e vertebrados (726), em 135 áreas verdes e cinco corpos hídricos, incluindo Parques Urbanos, Parques Lineares, Parques Naturais, áreas verdes significativas, rios e represas.

Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo - 2018
.