Jacques Cousteau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Catanumi, 60 - Interlagos
Prefeitura Regional de Capela do Socorro
Área: 67.326 m²
Funcionamento: fechado
Telefone: (11) 5660-6281

PARTICULARIDADES

Parque com características especiais a serem preservadas, com remanescentes de Mata Atlântica e fauna silvestre em abundância. Possui nascentes, córrego e um lindo lago artificial.

Cerca de 50 espécies de faunavivem no parque, sendo 48 de aves. No bosque, observam-se papagaios, periquitos, tiribas, juriti-gemedeira, beija-flor-de-peito-azul, alma-de-gato, sabiás, risadinha, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho, peitica, pitiguari, sanhaçus, saí-canário, saíra-viúva e fi-fi-verdadeiro, além do simpático esquilo caxinguelê. No lago, biguá, biguatinga, frangos-d’água (comum e o azul), garças e socós, ananaí, irerê e martim-pescador coabitam com um reptiliano furtivo, o jacaré-de-papo-amarelo, espécie endêmica de Mata Atlântica. Também se enquadra nessa categoria a tiriba-de-testa-vermelha, o periquito-rico e o arredio-pálido. Peitica e suiriri figuram as espécies migratórias.

Na área funcionava o antigo Viveiro da Subprefeitura de Capela do Socorro. Possui vegetação composta por eucaliptal com sub-bosque, áreas ajardinadas, além de brejo, vegetação aquática e remanescente de viveiro. Destacam-se jaqueira, jerivá, macaúba, manacá-da-serra (Tibouchina pulchra), palmeira-de-leque-da-china, pau-brasil, pau-incenso, quaresmeira-branca-do-brejo, seafórtia, suinã e taboa. Foram registradas 125 espécies, das quais 6 estão ameaçadas como embaúba-prateada, a grumixama e a samambaiaçu.

Implantado em 2009, o parque não se encontra aberto à visitação pública.