Pesquisa mensal sobre uso de Parques


Acesse a pesquisa mensal sobre uso dos parques durante a pandemia


SVMA e entidades parceiras realizarão pesquisa mensal sobre uso dos parques durante a pandemia

Sondagem quer captar como o usuário paulistano valoriza os parques durante a quarentena e a sua adesão às regras dos protocolos sanitários. Elaboração da pesquisa conta com apoio do Fórum Verde Permanente de São Paulo, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE-USP) e do Centro de Síntese Cidades Globais (também do IEA/USP)
Com parceria e sugestões de entidades ambientais e acadêmicas, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizará pesquisa mensal para acompanhar a adesão dos frequentadores de parques municipais aos protocolos sanitários. A pandemia exigiu uma aplicação das regras sanitárias aos parques de forma que sua frequência fosse segura, evitando, assim, que se transformassem em vetores de propagação da covid-19.
A pesquisa será mensal e realizada por meio de um formulário Google Form. Cada usuário de parques poderá respondê-las assim, uma vez por mês.
A campanha da sondagem contará com banners nos parques, flyers nas redes sociais e divulgação no portal da prefeitura da capital. A qualidade deste tipo de sondagem depende da força e precisão da amostra inicial de respondentes e divulgadores e hoje os conselheiros de parques e integrantes do Fórum Verde Permanente estão em contato com mais de 1.500 frequentadores, o que garante capilaridade difusa ao questionário digital.

Metodologia

A sondagem foi estruturada segundo a metodologia denominada “Bola de Neve”, que foi desenvolvida nos Estados Unidos para pesquisas em redes sociais ou em grupos difíceis de alcançar com uma amostra aleatória nas ruas ou em casas. Trata-se de uma forma de amostra não probabilística que utiliza cadeias de referência (indicação de pessoas conhecidas pelos respondentes iniciais).
Com a pandemia, esta metodologia ganhou alcance com segurança, já que grande parcela da população está com em um maior nível de recolhimento quanto à circulação externa e com maior presença nas redes digitais.
A proposta foi iniciativa de integrantes do Fórum Verde Permanente e contou com o apoio metodológico, entre outros, dos pesquisadores e professores Pedro Roberto Jacobi, Paulo Sinisgalli, Jeferson Brás de Lima, Ivan Maglio, Vivian Blaso e Sérgio Corrêa.
A pesquisa terá início em 1º. de julho e será contínua até o final do ano, e será reavaliada conforme o curso da pandemia e os tipos de uso que os frequentadores tiveram com os parques.

SERVIÇO

Pesquisa Mensal de Uso de Parques e Adesão aos Protocolos durante a Pandemia
Periodicidade mensal.
Primeiro ciclo de aplicação: segundo semestre de 2021.
Formato: formulário do Google Form
Divulgação: banners nos parques, flyers nas redes sociais e no site da Prefeitura.
Responsabilidade: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), com parcerias do Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes de São Paulo, Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEE-USP) e do Centro de Síntese USP e Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA).
Coordenação de Comunicação da SVMA: Jacqueline Dourado.

Equipe metodológica

• Pedro Roberto Jacobi (professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) e        membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP.);
• Paulo Sinisgalli (credenciado nos programas de pós-graduação da USP: Ciência Ambiental e Modelagem de Sistemas        Complexos. Fez pós-doutorado na Universidade de Wageningen na Holanda em Gestão Participativa de Recursos              Hídricos.
• Jeferson Brás, professor e doutorando em Ciências Ambientais do IEE – USP.
• Ivan Maglio, engenheiro civil e doutor em Saúde Pública. Planejador urbano, é pesquisador do Centro de Síntese                Cidades Globais do IEA-USP
• Vivian Blaso, professora da FAAP e pesquisadora do Centro de Síntese Cidades Globais do IEA/USP
• Sérgio Corrêa, jornalista e mestre em jornalismo digital, foi professor convidado na ECA-USP.

A comissão junto à SVMA contou também com a participação de Francisco (Chicão) Bodião, sociólogo e professor e outros integrantes do Fórum Verde Permanente.