Prefeitura de São Paulo publica Plano de Gestão dos parques da orla da Represa Guarapiranga

Documento traça o planejamento da administração de seis áreas verdes pelos próximos dez anos

 
Parque Guarapiranga

  

Foi publicado no Diário Oficial do Município o Plano de Gestão dos seis parques municipais estabelecidos na orla da Represa Guarapiranga. Ele estabelece diretrizes e ações para a administração dos parques Barragem de Guarapiranga, Guarapiranga, Praia do Sol – Núcleo Praia de São Paulo, Linear Castelo, Linear Nove de Julho e Linear São José pelos próximos dez anos, que devem contar com ações de preservação da biodiversidade local e melhorias à infraestrutura, de modo que cada área verde mantenha seu caráter público, universal e diverso.


A elaboração do documento teve início em 2021, pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e contou com participação de técnicos e especialistas em fauna, flora e gestão de parques urbanos. Foi aplicada uma série de pesquisas de opinião e oficinas participativas, realizados com o intuito de decidir quais diretrizes devem ser adotadas para o bom funcionamento dos parques e à manutenção da natureza.
 


Oficina do Parque Linear São José, realizada no dia 18/03/2022

 

A Represa Guarapiranga é uma das mais importantes no abastecimento hídrico do Estado de São Paulo e conta com uma extensa programação de atividades de lazer, como iatismo, jet ski, stand up paddle e mergulho. Por conta da abundância em vegetação, pertencente ao bioma Mata Atlântica, a existência de parques na sua orla contribui na manutenção do ciclo de chuvas, que é auxiliado pelo processo de evapotranspiração das árvores, além de ajudar no controle do clima.

 


Homem mergulhando na Guarapiranga – a praia paulistana – na década de 1940
Imagem: 100 Anos do São Paulo Yacht Club – SPYC – Rumo ao Mar

 

Esses espaços de conservação natural, em conjunto com os demais parques urbanos e lineares, entre outras áreas edificadas ou não, públicas ou particulares, compõem o Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (SAPAVEL), instituído pelo Plano Diretor Estratégico (PDE) do município. Dentre as suas diretrizes, estão o estímulo às parcerias entre os setores público e privado em busca da ampliação da oferta de áreas verdes, recuperação de locais degradados, conservação e proteção de solos permeáveis, da cobertura vegetal e, principalmente, das áreas de preservação permanente.

 

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (Água potável e saneamento), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 13 (Ação global contra o clima), 14 (Vida na água), 15 (Vida terrestre) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

 

Siga a SVMA nas redes sociais