Parque Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga ganha nova sinalização e trilha interpretativa da geodiversidade

O objetivo é promover reflexão e elevar a consciência ambiental

O Parque Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga, em implantação na Subprefeitura de São Mateus, zona leste do município, foi criado pelo Decreto 52.102/11. Ele ganhará uma trilha interpretativa da geodiversidade local no próximo sábado, 27 de agosto. Atividades voltadas à preservação ambiental do parque vem também sendo desenvolvidas por escolas publicas municipais e estaduais e professores locais, inclusive com apoio participativo de comunidades da região.

O projeto envolveu esforços do GTI Geossítios, formado por diversas divisões da SVMA: como a de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Difusão de Projetos de Educação Ambiental (UMAPAZ/DDPEA), Gestão de Unidades de Conservação (CGPABI/DGUC), Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU), Informações Ambientais (CPA/DIA) e técnicos das secretarias de Educação, Cultura e Turismo.

Esta área está incluída no Projeto Demarca, que visa sinalizar o patrimônio ambiental da cidade de São Paulo. Foram colocadas 23 placas, sendo 10 com informações da trilha autointerpretativa e 13 nos limites previstos para implantação do parque.

 

 

 

 

Por tratar-se de um dos sítios da geodiversidade do município, patrimônio ambiental tombado pela Resolução CONPRESP 06/16, a trilha interpretativa da geodiversidade será apresentada através de placas de comunicação explicativas e ilustrativas para a sinalização de 10 diferentes pontos estratégicos da geodiversidade local, a serem percorridos ao longo da trilha, além dos significativos aspectos naturais e culturais da paisagem do Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga, resgatando aspectos da história da formação geomorfológica do solo, e da vida local. As trilhas são autointerpretativas, e promovem a reflexão sobre a importância da natureza para o desenvolvimento pessoal, além de despertar o interesse do público sobre o meio ambiente, elevando a consciência ambiental para preservação desta e das futuras gerações.

Durante o percurso da trilha, o visitante poderá se deliciar e desfrutar textos e imagens ilustrativas que resgatam memória e aspectos geológicos do local através dos dez pontos:

1. História geológica resumida;
2. O que são micaxistos?;
3. Vegetação do Morro do Cruzeiro;
4. O que são pegmatitos?;
5. Paisagem e Geodiversidade;
6. O que são turmalinas?
7. Caminho da mica;
8. O que é laterização?;
9. Topo do Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga; e
10. Aterro São João.

 

 

Os trechos apontam características da vegetação, da paisagem e da geologia do Morro. Para projetos na implantação do parque já foram investidos R$12.480,00, em recursos para sinalização e demarcação da área, etapas já concluídas neste mês de agosto.

Um terreno de 5.000m², localizado na área do parque em implantação, está em processo de transferência para a Prefeitura, onde por conta de um Termo de Compensação Ambiental (TCA) deverá ser instalado o Centro de Referência Ambiental (CRA) do Morro do Cruzeiro, cuja gestão do projeto executivo será de responsabilidade da SVMA.

 

 

  

 

 

Fotografias: Patrícia Prado de Oliveira
Cartografia: Renata Nascimento Pereira
 

Pesquisa em Geodiversidade: Oswaldo Landgraf Jr. (DGUC), Romã Meirelles (DDPEA) e Camila Meyer (DPA)